A doutrina diabólica da retribuição e a teologia da graça de Jesus no episódio das tentações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.002.AO03

Resumo

A partir do episódio das tentações de Jesus, o artigo compara duas her­menêuticas distintas: a do diabo, baseada na doutrina da retribuição, e a de Jesus, fundamentada na teologia da graça. A análise é feita sobre o episódio narrado por Mateus (Mt 4,1-11), considerando as diferenças apresentadas por Lucas (Lc 4,1-13). Considera-se o gênero do relato como um midrash haggádico, isto é, uma narrativa para instruir, em torno a textos do Antigo Testamento, especificamente do Deutero­nômio (Dt 6-8) com suas referências aos episódios do Êxodo. Nesse sentido, a nar­rativa das tentações se apresenta como um debate entre um protagonista e um an­tagonista, como uma espécie de disputa entre dois rabinos, confrontando textos da Escritura. Nas três provocações do diabo, ele demonstra conhecer a Bíblia através de citações textuais e de interpretações bem fundamentadas. Porém, sua fundamen­tação hermenêutica é a da retribuição, segundo a qual, sendo Jesus filho de Deus, o Pai teria obrigação de compensá-lo com prazer, poder e riqueza. Jesus, em suas respostas, interpreta a filiação messiânica como fidelidade à proposta do Pai, assu­mindo o caminho da cruz, na perseverança ao serviço constante. O artigo visa escla­recer equívocos atuais, contidos na chamada teologia da prosperidade, que se ba­seia na doutrina da retribuição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmor da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás)

Possui graduação em Teologia pelo Instituto Popular de Assistência Social(1978), graduação em Filosofia Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Sagrado Coração(1997), graduação em Filosofia pelo Instituto Popular de Assistência Social(1974), mestrado em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico(1982), mestrado em Teologia Bíblica pela Pontificia Universidade Gregoriana(1981), doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo(1997) e pós-doutorado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia(2017). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

José Geraldo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás)

Mestre em Teologia bíblica pela Pontificia Università San Tommaso, Roma (2006). Doutorando em Ciências da Religião (PUC Goiás).

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

da Silva, V., & de Gouveia, J. G. . (2022). A doutrina diabólica da retribuição e a teologia da graça de Jesus no episódio das tentações. Revista Pistis & Praxis, 14(2). https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.002.AO03