Formação docente e o Ensino Religioso: resultado preliminar de levantamento sobre teses e dissertações no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.13154Palabras clave:
Formação docente, Ensino Religioso, Fazer pedagógicoResumen
Este artigo pretende apresentar uma visão geral das dissertações e teses defendidas em universidades brasileiras na área da Educação cuja temática principal seja a formação docente e o Ensino Religioso. Constatou-se a existência de cerca de 50 teses e dissertações a respeito do Ensino Religioso, sendo a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) a que detém o maior número de pesquisas sobre o assunto. A seleção do material obedeceu a três eixos, a fim de e nuclear os assuntos pesquisados: formação do professor; finalidades e currículo; e material didático e subsídios para a formação docente. As temáticas levantadas nesta proposta inicial de discussão apresentam-se interligadas e concentram-se nas seguintes questões: concepção do sagrado e do Ensino Religioso; ritos, símbolos, afetividade e mediação; cultura e cidadania; perfil do professor de Ensino Religioso; práticas curriculares e prática docente; subsídios para a formação docente; e o fazer pedagógico.
Descargas
Citas
ARAÚJO, D. C. R. Características do professor de ensino religioso dos anos finais do ensino fundamental e médio nas escolas católicas de Curitiba. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.
BERTONI, J. C. Da legislação a prática docente: o ensino religioso nas escolas municipais de Santos. 2008. 280 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75723>. Acesso em: 23 jul. 2009.
CAETANO, M. C. O ensino religioso e a formação de seus professores: dificuldades e perspectivas. 2007. 386 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
CARDOSO, C. R. T. A contribuição da Revista Diálogo para a formação do professor-leitor de ensino religioso. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.
CARON, L. Políticas e práticas curriculares: formação de professores de ensino religioso. 2007. 385 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
CASTRO, I. P. Afetividade e mediação do professor do ensino religioso escolar. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Federal do Pará, Pará, 2008.
CORRÊA, B. R. P. G. A concepção dos professores sobre o sagrado: implicações para a formação docente. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.
DANELIEZEN, F. H. C. Interculturalidade e ensino religioso: olhares e leituras a partir de uma experiência pedagógica. 2007. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, 2007.
DELORS, J. (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1996. p. 89-102.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO –FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino religioso. 3. ed. São Paulo: Ave Maria, 1997.
GILZ, C. A coleção “Redescobrindo o Universo Religioso” na formação do professor. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.
MACHADO, L. M. P. A cidadania na formação de professores para ensino religioso. 2006. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.
MENDES, N. M. M. Prática docente do ensino religioso em Teresina – PI. 2005. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Piauí, 2005. Disponível em: <http://www.gper.com.br/?sec=mestrado>. Acesso em: 21 set. 2005.
MESNSLIN, D. J. Perfil do professor de ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental da rede educacional adventista no Sul do Brasil. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009.
RODRIGUES, E. M. F. Em riscos e rabiscos: concepções de ensino religioso dos docentes do ensino fundamental do Estado do Paraná – possibilidade para uma formação docente. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008.
SANTOS, S. F. Perfil do professor de Ensino Religioso da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Confessional Católica. 2007. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.
SCHLÖGL, E. Não basta abrir as janelas: o simbólico na formação do professor. 2005. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná, 2005.
SCUSSEL, M. A. Religiosidade humana e fazer educativo. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2007.
SEEHABER, L. C. Cultura, lente pela qual se vê o mundo: o universo cultural do professor de ensino religioso. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.
VIEIRA, E. A. Os ritos: como um dos eixos organizadores do currículo do ensino religioso e a formação do professor. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.