Formação docente e o Ensino Religioso: resultado preliminar de levantamento sobre teses e dissertações no Brasil

Authors

  • Maria Eliane Azevedo da Silva PUC-SP
  • Afonso Maria Ligorio Soares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.13154

Keywords:

Formação docente, Ensino Religioso, Fazer pedagógico

Abstract

Este artigo pretende apresentar uma visão geral das dissertações e teses defendidas em universidades brasileiras na área da Educação cuja temática principal seja a formação docente e o Ensino Religioso. Constatou-se a existência de cerca de 50 teses e dissertações a respeito do Ensino Religioso, sendo a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) a que detém o maior número de pesquisas sobre o assunto. A seleção do material obedeceu a três eixos, a fim de e nuclear os assuntos pesquisados: formação do professor; finalidades e currículo; e material didático e subsídios para a formação docente. As temáticas levantadas nesta proposta inicial de discussão apresentam-se interligadas e concentram-se nas seguintes questões: concepção do sagrado e do Ensino Religioso; ritos, símbolos, afetividade e mediação; cultura e cidadania; perfil do professor de Ensino Religioso; práticas curriculares e prática docente; subsídios para a formação docente; e o fazer pedagógico.

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Author Biographies

Maria Eliane Azevedo da Silva, PUC-SP

Mestranda em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pós-Graduada em Administração Escolar, Graduada em Psicologia e Pedagogia,São Paulo, SP

Afonso Maria Ligorio Soares, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Livre-docente em Teologia e Doutor em Ciências da Religião, pesquisador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

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Published

2010-09-29

How to Cite

Azevedo da Silva, M. E., & Soares, A. M. L. (2010). Formação docente e o Ensino Religioso: resultado preliminar de levantamento sobre teses e dissertações no Brasil. Pistis Praxis, 2(2), 361–381. https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.13154