Direitos da natureza a partir da perspectiva do direito global: um estudo de caso sobre o parque Yasuní

Autores

  • Larissa Borges Fortes Faculdade Meridional - IMED
  • Sergio Ricardo Fernandes de Aquino Faculdade Meridional – IMED

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i1.9702

Palavras-chave:

Constituição do Equador, direito global, direitos da natureza, sustentabilidade, Parque Yasuní,

Resumo

O Parque Yasuní possui parte de seu território localizado no Equador, sendo considerado reserva mundial da biosfera pela Unesco. Em 2007, o governo equatoriano propôs, perante a ONU, uma compensação pecuniária para a preservação do Parque, mantendo-o intacto, proposta que ficou conhecida como Iniciativa Yasuní. Em 2013, fracassada tal proposta, o Equador pôs fim à Iniciativa, autorizando a exploração de petróleo no Parque. Assim, grupos ambientalistas denunciaram que estas práticas violariam a própria Constituição equatoriana. O presente trabalho pretende responder ao seguinte problema de pesquisa: quando as consequências de danos ambientais transcendem as fronteiras, a responsabilidade pelo cuidado e preservação é do Estado-território ou deve ser pensada em âmbito global? Para responder ao problema, a partir do método indutivo e das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, analisou-se o caso do Parque Yasuní e seus desdobramentos, abordando a forma como o Direito Global pode pensar respostas a estes problemas. Formulou-se uma hipótese, no seguinte sentido: a responsabilidade pelos danos com impactos globais deve ser pensada em âmbito global, através da utilização de mecanismos propostos pelo Direito Global. Ao final, verificou-se que as questões relacionadas aos Direitos da Natureza, Ambientais e à Sustentabilidade devem ser pensadas na perspectiva global, de forma que o modelo de sociedade atual impõe responsabilidades aos diversos agentes transnacionais, no sentido de impedir que crimes ambientais ocorram da forma como poderá ocorrer no Parque Yasuní, sendo o Direito Global um importante instrumento com característica pré-violatória.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Borges Fortes, Faculdade Meridional - IMED

Advogada. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Meridional - IMED. Mestranda em Direito pela Faculdade Meridional - IMED, na linha de pesquisa "Fundamentos do Direitos e da Democracia". Membro do grupo de pesquisa Ética, Cidadania e Sustentabilidade, sob orientação do Prof. Dr. Sergio Ricardo Fernandes de Aquino. Bolsista CAPES/PROSUP. 

Sergio Ricardo Fernandes de Aquino, Faculdade Meridional – IMED

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado – em Direito da Faculdade Meridional – IMED. Pesquisador da Faculdade Meridional. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica na linha de pesquisa Norma, Sustentabilidade e Cidadania da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Membro associado do Conselho Nacional de Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade no Programa de Mestrado em Direito (PPGD) da Faculdade Meridional - IMED. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Direitos Culturais e Pluralismo Jurídico da Faculdade Meridional - IMED. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Transnacionalismo e Circulação de Modelos Jurídicos da Faculdade Meridional - IMED. Líder, em participação com o Professor Dr. Neuro José Zambam, no Centro Brasileiro de pesquisa sobre a teoria da Justiça de Amartya Sen. Membro associado da Associação Brasileira de Ensino de Direito - ABEDi. Membro do Grupo de Pesquisa em Direito Empresarial e Sustentabilidade, do Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

Referências

ALBÓ, Xavier. Equador: Dos Aucas/Huaorani ao Parque Yasuní 1956-2015.In: Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/546476-equador-dos-aucashuaorani-ao-parque-yasuni-1956-2015>. Acesso em 21 dez 2015.

AQUINO, Sergio R. F. de. O direito em busca de sua humanidade: diálogos errantes. Curitiba: CRV, 2014.

ARNAUD, André-Jean. Governar sem fronteiras: entre globalização e pós-globalização. Crítica da razão jurídica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

AYALA, Marcelo. O fim da Iniciativa Yasuní: vida e morte de um modelo de preservação no Equador. In: Repórter Brasil.Disponível em: <http://reporterbrasil.org.br/2013/10/o-fim-da-iniciativa-yasuni-vida-e-morte-de-um-modelo-de-preservacao-no-equador/>. Acesso em 21 dez 2015.

BAUMAN, Zygmunt; DONSKIS, Leonidas. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BOSSELMANN, Klaus. O princípio da sustentabilidade: transformando direito e governança. Tradução de Phillip Gil França. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

CASSESE, Antonio. I diritti umani oggi. 3. ed. Roma-Bari: Laterza, 2012.

CECHIN, Andrei. A natureza como limite da economia: a contribuição de Nicholas Georgescu-Roegen. São Paulo: SENAC/EDUSP, 2010.

CONSTITUICIÓN DE LA REPÚBLICA DEL ECUADOR. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/repositorio/cms/portalStfInternacional/newsletterPortalInternacionalFoco/anexo/ConstituicaodoEquador.pdf>. Acesso em 29 set 2015.

DEUTSCHE WELLE. Equador anuncia exploração de petróleo no Parque Nacional de Yasuní.In: Carta Capital. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/equador-anuncia-exploracao-de-petroleo-no-parque-nacional-de-yasuni-4422.html>. Acesso em 21 dez 2015.

FRANCISCO. Laudato si: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus/Loyola, 2015.

GUDYNAS, Eduardo. Derechos de la naturaleza: ética biocéntrica y políticas ambientales. Lima: CLAES, 2014.

GUDYNAS, Eduardo. La senda biocéntrica: valores intrínsecos, derechos de la naturaleza y justicia ecológica. Revista Tabula Rasa, n. 13, Bogotá, julio-diciembre, 2010.

HUANACUNI MAMANI, Fernando. Buen vivir/ Vivir bien: Filosofía, políticas, estrategias y experiencias regionales andinas. Peru: CAOI, 2010.

HESPANHA, Antônio Manuel. Pluralismo jurídico e direito democrático. São Paulo: Annablume, 2013.

MOSCOVICI, Serge. Sociedade contra a natureza. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, (RJ): Vozes, 1975.

PROGRAMA DE LAS NACIONES UNIDAS PARA EL DESARROLLO. Disponível em: <http://www.ec.undp.org/content/ecuador/es/home.html>. Acesso em 12 jan 2016.

RODOTÀ, Stefano. Il diritto di avere diritti. Roma-Bari: Laterza, 2012.

SASSEN, Saskia. Territorio, autoridad y derechos. De los ensamblajes medievales a los ensamblajes globales. Buenos Aires: Katz, 2015.

STAFFEN, Márcio Ricardo. Interfaces do direito global. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo jurídico: fundamentos de uma nova cultura no Direito.3. ed. São Paulo: Alfa-Omega, 2001.

VEIGA, José Eli da. Mundo em transe: do aquecimento global ao ecodesenvolvimento. Campinas, (SP): Armazém do Ipê, 2009.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Borges Fortes, L., & Fernandes de Aquino, S. R. (2017). Direitos da natureza a partir da perspectiva do direito global: um estudo de caso sobre o parque Yasuní. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 8(1), 200–232. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i1.9702

Edição

Seção

Artigos