Mobilidade urbana: conflitos e contradições do direito à cidade

Autores

  • Claudio Oliveira de Carvalho
  • Filipe Lima Brito

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.07.002.AO06

Palavras-chave:

direito à cidade, mobilidade urbana, transportes. democracia, bicicleta.

Resumo

O presente artigo propõe uma análise do Direito à Cidade no âmbito da mobilidade urbana das grandes e médias cidades brasileiras. Partiremos da premissa de que o ambiente urbano se revela enquanto palco da luta de classes, onde o poder público escamoteia os direitos e garantias fundamentais da classe trabalhadora, comprometendo, também, a locomoção democrática nas urbes. Tal posicionamento permitirá conjecturar sobre a influência do grande capital nos processos de urbanização e reestruturação urbana, que, a princípio, visam garantir o lucro nos mercados automobilístico e imobiliário em detrimento da
necessária construção de um sistema de transportes que atenda a universalidade de maneira sustentável. Neste sentido, observaremos como o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, instituído pela lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012, pretende amenizar a referida disputa, reclamando para o meio urbano um projeto favorável á classe trabalhadora e contrário às tendências hegemônicas. Pleiteamos, assim, contribuir para a construção dos estudos do direito à cidade no âmbito da mobilidade urbana, analisando a necessidade de uma reestruturação a partir da perspectiva universal e sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNARDI, Jorge L.; GARCIAS, Carlos M. As funções sociais da cidade. Revista Direitos Fundamentais e & Democracia. [on-line]. Vol. 4. Curitiba: UNIBRASIL, 2008. Disponível na internet: <http://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/48/47 > Acesso em 13 de janeiro de 2016.

BONAVIDES, P. Do estado liberal ao estado social. 11. Ed. São Paulo, Malheiros, 2013. 230 p.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BRASIL. Departamento Nacional de Trânsito. Frota de Veículos. Disponível em: <http://www.denatran.gov.br/frota.htm> Acesso em 22 jan. 2016

BRASIL. Lei n° 8.987, de 13 de Fevereiro de 1995. Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8987cons.htm Acesso em 14 jan. 2016

BRASIL. Lei Nº 12.587, de 03 de Janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana; revoga dispositivos dos Decretos-Leis nos 3.326, de 3 de junho de 1941, e 5.405, de 13 de abril de 1943, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e das Leis nos 5.917, de 10 de setembro de 1973, e 6.261, de 14 de novembro de 1975; e dá outras providências. Disponível em . Acesso em 12 fev. 2016

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Orçamento Federal. Orçamento Cidadão: Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA 2016. Brasília, 2015. 59p. Disponível em: http://www.orcamentofederal.gov.br/orcamentos-anuais/orcamento-2016/ploa/orcamento-cidadao-2016.pdf. Acesso em: 03 mar. 2016

Brasileiros passam mais tempo no trânsito e a avaliação do transporte público piora. CNI, Estatísticas, Retratos da Sociedade Brasileira. N. 27. Set. 2015. Disponível em: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/publicacoes-e-estatisticas/estatisticas/2015/10/1,74718/rsb-27-mobilidade-urbana.html. Acesso em: 23 fev. 2016

CARVALHO, C; RODRIGUES, R. A. “In” Revista do CAAP. Cidade, Exclusão Socioespacial e Políticas Públicas: A copa do mundo no Brasil. Belo Horizonte, 2013. Disponível em:<http://www2.direito.ufmg.br/revistadocaap/index.php/revista/article/view/362/343>. Acesso em: 05 fev. 2016

BICALHO, M. P. O pesadelo da imobilidade urbana: até quando?, Carta Maior, 4 jul. 2012, disponível em: . Acesso em 13 fev. 2016.

CARRIÓN, F. Las nuevas tendencias de la urbanización en América Latina. In: La ciudad construida: urbanismo en América Latina.

Quito, Ecuador: Flacso Ecuador. 2001. 415 p.

FIGUEROA, O. Pollticas de desarrollo y politicas de transporte urbano. In: CARRIÓN, F. La ciudad Construída: Urbanismo em América Latina. Quito, Ecuador: Flacso Ecuador. 2001. 415 p.

DENATRAN. Departamento Nacional de Trânsito. Ministério dos Transportes. Frota de veículos. 2000 – 2016. Disponível em: http://www.denatran.gov.br/frota.htm Acesso em 02 fev. 2016

DIAS, T. Esqueça os estereótipos. Saiba quem de fato usa a bicicleta no Brasil. Nexo Jornal/ Expresso. 24 jan. 2016. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/01/24/Esque%C3%A7a-os-estere%C3%B3tipos.-Saiba-quem-de-fato-usa-a-bicicleta-no-Brasil. Acesso em 19 fev. 2016

DINAMARCA. OS HABITANTES DE COPENHAGUE ADORAM SUAS BICICLETAS. Site oficial da Dinamarca. Disponível em: http://denmark.dk/pt/viver-uma-vida-verde/cultura-ciclista-dinamarquesa/os-habitantes-de-copenhague-adoram-suas-bicicletas/ Acesso em 27 fev. 2016

DRUMMOND, C. Qual o custo da mobilidade urbana? Carta Capital, São Paulo, 25 Jan. 2015. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/especiais/infraestrutura/qual-o-custo-da-mobilidade-urbana. Acesso em 27 jan. 16

FERNANDES, E. ESTATUTO DA CIDADE, MAIS DE 10 ANOS DEPOIS. Revista UFMG. V.20, N. 1. Belo Horizonte, jan./jun. 2013. P. 2012-233. Disponível em: https://www.ufmg.br/revistaufmg/downloads/20/10-estatuto_da_cidade_edesio_fernandes.pdf. Acesso em: 15 jan. 2016

FERNANDES, L. Jorge Teixeira: o grande benemérito de conquista. Blog Taverna da História. Disponível em: http://tabernadahistoriavc.com.br/jorge-teixeira-foi-o-maior-doador-de-terrenos-de-conquista/ Acesso em 22 jan. 2016

FERRARI, T. Fabricalização da cidade e a Ideologia da circulação. 2. Ed. São Paulo: Outras Expressões, 2012, 184 p.

FILHO, R. L. Por Que Estudar Direito, Hoje? Brasília: Edições Nair, 1984

GEHL, J. Cidades para Pessoas. 1ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 2013, 262 p.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2001. 252 p.

______. A liberdade na cidade. In: HARVEY, D; MARICATO, E; et al. Cidades Rebeldes. São Paulo, Boitempo, 2013. p. 28 a 34.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br/ Acesso em 18 jan. 2016

IPEA. A mobilidade Urbana no Brasil: Infraestrutura Social e Urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas. Comunicado n° 94. 2011. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3494/1/Comunicados_n94_Mobilidade.pdf Acesso em: 07 jan. 2016

______. Transporte público perde espaço para o individual. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=8605:transporte-publico-perde-espaco-para-o-individual&catid=4:presidencia&Itemid=2 Acesso em 05 jan. 2016

LE CORBUSIER. Carta de Atenas. Trad. Rebeca Scherer. São Paulo: Hucitec/ Edusp, s/d.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2001. 144 p.

LOPES, Flávia. As cidades para os pedestres. A3 Revista de Jornalismo Científico e Cultural da Universidade Federal de Juiz de Fora. n. 4. ISSN 2317-112X. Juiz de Fora: maio a outubro de 2013. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaa3/todas-as-edicoes-2/revista-a304/. Acesso em: 27 jan. 2016.

MACMILLAN, A.; CONNOR, J.; WITTEN, K.; KEARNS, R.; REES, D.; WOODWARD, A.;. The societal costs and benefits of commuter bicycling: simulating the effects of specific policies using system dynamics modeling. 2014. Environ Health Perspect. V.122. p. 335 a 344. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1289/ehp.1307250> Acesso em 21 jan. 2016

MARICATO, Ermínia. Entrevista para a Rede de Mobilizadores COEP, 2013. Disponível em: <http://erminiamaricato.net/2014/04/08/o-direito-a-cidade-depende-da-democratizacao-douso-e-a-ocupacao-do-solo> acesso em 14 de janeiro de 2016.

______. Capital imobiliário e poder público: a resistência é política e se dá nas ruas. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9--J7tRH5jM>. Acesso em 14 de janeiro de 2016.

______. É a questão urbana, estúpido!: “In”: HARVEY, D; MARICATO, E; et al. Cidades rebeldes, São Paulo, Boitempo, 2013, p. 19 a 26.

MARQUES, A. P. CICLOVIAS SÃO ALTERNATIVA PARA APRIMORAR A MOBILIDADE URBANA EM GRANDES E MÉDIAS CIDADES. 24 abr. 2014. Revista Gambiarra, jornalismo cultura e ativismo. Disponível em: http://revistagambiarra.com.br/site/ciclovias-sao-alternativas-para-aprimorar-a-mobilidade-urbana-em-grandes-e-medias-cidades/ Acesso em 10 jan. 2016

MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo brasileiro. 30 Ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

REIS, T. Com aumento de frota, país tem 1 automóvel para cada 4 habitantes. G1. 10 fev. 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html Acesso em 15 mar 2016

ROCKMAN, R. Para desafogar o trânsito, Brasil deverá investir 235 bilhões de reais, Carta Capital, 06 fev. 2016, disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/especiais/infraestrutura/para-desafogar-o-transito-Brasil-deve-investir-235-bilhoes-de-reais>. Acesso em 16 fev. 2016.

SANTOS, Alexandre de; ALMEIDA, José Rubens M. A “Avenida da Integração” e a Luta de Classes. “In” Ciclo de Estudos Históricos da UESC. 1989 – 2009. Ilhéus, ISSN 2177-2983. Anais eletrônicos. Disponível em: < http://www.uesc.br/eventos/cicloshistoricos/anais/alexandre_de_jesus_santos.pdf > Acesso em 14 jan. 2016.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Transportes. Plano Municipal de Mobilidade Urbaba – PlanoMob/2015. 2015. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/planmobsp_v072__1455546429.pdf Acesso em: 21 jan. 2016

VAINER, C. Quando a cidade vai às ruas. In: HARVEY, D; MARICATO, E; et al. Cidades rebeldes, São Paulo, Boitempo, 2013, (pag. 35 a 40).

VIRILIO, Paul. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

WARAT, Luiz Alberto. Saber crítico e senso comum teórico dos juristas. Revista Sequência, Santa Catarina, v. 3, n. 5, 1982.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

DE CARVALHO, C. O.; BRITO, F. L. Mobilidade urbana: conflitos e contradições do direito à cidade. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 103–132, 2016. DOI: 10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.07.002.AO06. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/5825. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos