Bases neuroendócrinas do estresse e bem-estar em peixes teleósteos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-4178.2019.17102

Palavras-chave:

Neurobiologia do estresse. Senciência. Estresse em peixes. Abate em peixes. Bem-estar animal.

Resumo

No Brasil, aproximadamente 4 milhões de pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente com a aquicultura, a qual contribui como fonte de renda e produção de alimento. Na última década, o consumo de pescado no mundo elevou-se exponencialmente, ressaltando a preocupação quanto ao bem-estar e redução do estresse desses animais por parte de consumidores de proteína animal, pesquisadores, desenvolvedores de tecnologias e produtores. Sabe-se que o estresse nos peixes desencadeia respostas neuroendócrinas, liberando catecolaminas e cortisol. A discussão acerca do tema se dá por razões éticas e pela qualidade de vida desses seres, o que pode agregar vantagens tanto para os animais como para a produtividade em si, melhorando a reprodução, crescimento e qualidade da carne, dentre outros benefícios. O estudo da senciência em conjunto com estudos neuroanatômicos, comportamentais e fisiológicos é ferramenta importante para o conhecimento e redução da ocorrência de estresse nos diferentes manejos produtivos. Este trabalho apresenta estruturas neuroanatômicas e endócrinas de peixes como ferramenta auxiliar na caracterização do bem-estar e estresse nesses animais. A analogia entre estruturas neuronais de peixes e mamíferos, e a observação comportamental frente a diferentes estressores, suporta a ideia de que esses animais possuem graus de senciência. Desta forma, novas pesquisas objetivando a diminuição do estresse e sofrimento e visando boas práticas de manejo destes animais são essenciais para que se possa definir técnicas adequadas e humanitárias de abate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Gneiding, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Bióloga

Mestre em ciência animal

Doutoranda em Ciência Animal

Daniela Romani Bonotto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bióloga

Mestre em Ciência Animal

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Genética.

José Eduardo Basilio Oliveira Gneiding, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR);Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Médico Veterinário

Especialista em farmacologia

Mestre em Ciência Animal

Doutorando em Ciência Animal

Docente do Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Ana Paula Baldan

Zootecnista

Doutora em Aquicultura

Downloads

Publicado

30-05-2019

Como Citar

1.
Gneiding B, Bonotto DR, Gneiding JEBO, Lucioli J, França Madeira HM, Baldan AP. Bases neuroendócrinas do estresse e bem-estar em peixes teleósteos. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 30º de maio de 2019 [citado 26º de abril de 2024];17:1-8. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/23693

Edição

Seção

Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)