Em torno de um pensamento oxunista: Ìyá descolonizando lógicas de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.059.DS03

Palavras-chave:

Epistemologia. Filosofia Africana. Descolonização. Matripotência. Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí.

Resumo

Este artigo objetiva discutir possibilidades de descolonização das lógicas de conhecimento a partir da proposta da socióloga e epistemóloga iorubá Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, buscando posicionar sua abordagem do oxunismo, da instituição Ìyá e do conceito de Matripotência como possibilidades de pensar maneiras para o trabalho com as filosofias africanas que não resultem em uma reprodução de uma lógica ocidentocêntrica no estudo e ensino dessas filosofias. Perseguindo esse objetivo, o trabalho definirá o que entende por lógicas de conhecimento para, em seguida, discutir o modo como a autora iorubá compreende o que significa descolonização. No momento seguinte apresentamos como, a partir da proposta do oxunismo de Oyěwùmí, é possível advogar um pensamento oxunista e pensar as categorias de Ìyá e Matripotência como adquirindo sentido nesse modo de pensar. O texto é um convite para pensarmos possibilidades não excludentes de reflexão para que não apaguemos as lógicas africanas de conhecimento, mesmo quando nos disponibilizamos, ainda que de boa vontade, a pensar as filosofias africanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Flor do Nascimento, Universidade de Brasília

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Colíder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde (UFRPE/UnB-CNPq).

 

Referências

COETZEE, A. African feminism as decolonising force: a philosophical exploration of the work of Oyèrónké Oyěwùmí. 2017. Orientadora: Louise du Toit. Tese (Doutorado em Filosofia) — Faculty of Arts and Social Sciences, Stellenbosch University, Cidade do Cabo, 2017.

FIDALGO, L. Mãe. In: MACEDO, A. G; AMARAL, A. L. (orgs.). Dicionário da crítica feminista. Porto: Afrontamento, 2005. p. 119-120.

FLOR DO NASCIMENTO, W. Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí: Potências filosóficas de uma reflexão. Problemata: Revista Internacional de Filosofia, v. 10, n. 12, p. 8-28, 2019.

LORDE, A. Irmã outsider: Ensaios e Conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

NDLOVU-GATSHENI, S. Coloniality of Power in Postcolonial Africa. Myths of Decolonization. Dakar: Codesria, 2013.

NZEGWU, N. Transfixing Beauty: The Allure of Maiden Bodies. West Africa Review, n. 18, p. 1-28, 2011a.

NZEGWU, N. Osunality. In: TAMALE, S. (ed.). African Sexualities. A Reader. Oxford, Nairobi, Dakar, Cidade do Cabo: Pambazuka/Fahamu, 2011b. p. 253-270.

OYĚWÙMÍ, O. The Invention of Women: making an African sense of western gender discourses. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.

OYĚWÙMÍ, O. What Gender is Motherhood? Changing Yorùbá Ideals of Power, Procreation, and Identity in the Age of Modernity. Nova Iorque: Palgrave, 2016a.

OYĚWÙMÍ, O. Desaprendendo lições da Colonialidade: Escavando saberes subjugados e epistemologias marginalizadas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DECOLONIALIDADE E PERSPECTIVA NEGRA, Brasília, 2016b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zeFI9vTl8ZU. Acesso em 14 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Flor do Nascimento, W. (2021). Em torno de um pensamento oxunista: Ìyá descolonizando lógicas de conhecimento. Revista De Filosofia Aurora, 33(59). https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.059.DS03