A terra e o sonho americano: sustentabilidade e suas dimensões
DOI:
https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.05.001.AO04Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Ética, Sonho AmericanoResumo
No texto que se segue, trata-se de discorrer a respeito da necessidade presente de permanente sensibilização quanto aos preceitos que levam à ideia de sustentabilidade, com base na No texto que se segue, trata-se de discorrer a respeito da necessidade presente de permanente sensibilização quanto aos preceitos que levam à ideia de sustentabilidade, com base na ética do desenvolvimento sustentável e no princípio constitucional da sustentabilidade. Vale dizer, é preciso ter em mente o fato de que, quando se fala de ética, com relação ao desenvolvimento sustentável, é questão de perceber a relação histórica que existe entre a falta de ética e o progressivo dispêndio de recursos naturais, num descaso não apenas com a natureza, mas com o próprio ser humano, de modo que chegou-se a essa situação de absoluta necessidade em que não preservar nem lutar por uma renovação dos recursos, com atenção para a multidimensionalidade da sustentabilidade, tem sérias implicações que podem levar à extinção da espécie humana.Downloads
Referências
ALTHAUS, I.G.; ALBERTO, T.G. P.; WINTER, L. A. C.(Org.). Direito Econômico e Desenvolvimento.1. ed. Curitiba: Juruá, 2012.
AMARAL, P. H. do. Direito Tributário Ambiental. São Paulo: RT, 2007.
BARONI, M.. Ambigüidades e Deficiências do Conceito de Desenvolvimento Sus-tentável. Revista de Administração de Empresas da FGV, pp. 14-24, abr./jun. 1992. Disponível em: <http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901992000200003.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2012.
BECK, U. Sociedade de Risco: Rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Ed. 34, 2010.
BRUNDTLAND, G. H.. Environment and Development: a Creative Challenge. Dis-ponível em: <http://www.regjeringen.no/upload/SMK/Vedlegg/Taler%20og%20artikler%20av%20tidligere%20statsministre/Gro%20Harlem%20Brundtland/1986/Sir_Peter_Scott_Lecture.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2012.
DERANI, C. Direito Ambiental Econômico. São Paulo: Saraiva, 2001.
FREITAS, J. Sustentabilidade: Direito ao Futuro. Belo Horizonte: Fórum, 2011.
GABARDO, E.; BACELLAR FILHO, R. F.; HACHEM, D. W. (Org.). Globalização, Direi-tos Fundamentais e Direito Administrativo: novas perspectivas para o desenvol-vimento econômico e socioambiental:Anais do I Congresso da Rede Docente Eurolatinoamericana de Direito Administrativo. Belo Horizonte: Fórum, 2011.
GOMES, E. B.(Org.) ; BULZICO, B. (Org.) . Desenvolvimento,Democracia e Digni-dade da Pessoa Humana.IJUI: UNIJUI, 2011.
GRAU, E. R. A Ordem Econômica na Constituição de 1988.14. ed.rev.e atual. São Paulo: Malheiros, 2010.
KNOERR, F. Direito econômico: falência do liberalismo. Folha Acadêmica do Cen-tro Acadêmico Hugo Simas da UFPR, 1993.
SELLOS, V. (Org.) ; OPUSZKA, Paulo Ricardo(Org.) .Fundamentos Econômicos do Direito Empresarial e Impactos S. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Clássica, 2012. v. 1.
Internet Movie Database (IMDB). Earth and the American Dream.Disponível em: <http://www.imdb.com/title/tt0289172/>. Acesso em: 21 jul. 2012.
Internet Movie Database (IMDB). Earth and the American Dream: Awards. Dis-ponível em: <http://www.imdb.com/title/tt0289172/awards>. Acesso em: 21 jul. 2012.
Internet Movie Database (IMDB). Earth and the American Dream: Reviews. Dis-ponível em: <http://www.imdb.com/title/tt0289172/reviews>. Acesso em: 21 jul. 2012.
VILLATORE, M. A. C.; HASSON, R.Sustentabilidade: O Vetor Social. LTr. Suplemen-to Trabalhista, v. 44, p. 023-027, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).