Análise econômica do direito e algumas contribuições
DOI:
https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.04.001.AO04Palavras-chave:
Análise. Economia. Direito. Estudo.Resumo
A busca por maior conhecimento acerca da interdisciplinaridade no trato das questões jurídicas vem se mostrando necessária. As ações dos juízes, advogados e demais operadores do Direito, bem como das próprias partes dentro do processo e mesmo fora dele têm reflexos econômicos que não devem ser ignorados. Por isso, busca-se de maneira teórica o entendimento sobre este ramo tão necessário aos estudos jurídicos. A análise econômica do Direito surge como teoria positiva, tendo por objeto os comportamentos integrantes, ou não, dos mercados econômicos, razão de sua relevância para a regulação. Iniciou-se a desmistificação da teoria, especialmente na forma da Escola de Chicago, por meio da contraposição entre eficiência e justiça, ficando para reflexões posteriores a análise mais específica dos referenciais de uma sociedade justa, segundo a formulação dos autores mais representativos da Filosofia moral atual.Downloads
Referências
ALVAREZ, A.B. Análise econômica do Direito: contribuições e desmistificações.Disponível em:<http://publique.rdc.puc-rio.br/direito/media/Bugallo_n29.pdf>. Acesso em: 20 de setembro 2011.
CASAMIGLIA, A. Eficiencia y Derecho. Doxa, nº 4, 1987.
DWORKIN, R. O império do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. Uma questão de princípio. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
______. A virtude soberana. A teoria e prática da igualdade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
KÜNG, H. Una ética mundial para la Economía y la Política. México: Fondo de Cul-tura Económica, 2000.
LAUDA, B.B. A análise econômicado Direito: uma dimensão da crematística do Direito. Disponível em:<http://www.ufsm.br/revistadireito/eds/v4n1/a3.pdf>. Acesso em:15 de setembro 2011.
PACHECO, P.M. El análisis económicodel Derecho –una reconstrucción teórica. Madrid: Cento de Estudios Constitucionales, 1994.
POSNER, R. El análisis económico del Derecho. México: Fondo de Cultura Econó-mica, 1998.
______. Problemas de filosofia do Direito. SãoPaulo: Martins Fontes, 2007.
SPECTOR, H. Justicia y bienestar. Desde uma perspectiva de Derecho comparado. Doxa, nº 26, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).