Michel Foucault: Uma Análise do Poder

Autores

  • Edimar Inocêncio Brígido PUCPR, Faculdade Vicentina de Filosofia - FAVI e Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.04.001.AO03

Palavras-chave:

Poder. Relações. Saber. Verdade. Vigilância. Punição.

Resumo

O artigo concentra-se em torno da análise reflexiva que o filósofo Michel Foucault faz a respeito da temática do poder. Foucault rompe com as concepções clássicas deste termo e define o poder como uma rede de relações onde todos os indivíduos estão envolvidos, como geradores ou receptores, dando vida e movimento a essas relações. Para ele, o poder não pode ser localizado e observado numa instituição determinada ou no Estado. O poder não é considerado como algo que o indivíduo cede a um governante, como vemos na compreensão política. Para Michel Foucault, o poder acontece como uma relação de forças. Sendo assim, o pensador francês apresenta dois dispositivos utilizados pela sociedade para a justificação do poder e para a domesticação dos corpos que compõem o espaço social, são eles: vigilância e punição. Esses dois dispositivos são inseridos na sociedade de forma discreta, chegando a um ponto na construção da sociedade que a existência desses dispositivos é vista como necessária, indispensável e legítima pelos próprios cidadãos. Na obra Vigiar e Punir, Foucault faz um estudo científico sobre a evolução histórica da legislação penal e os métodos coercitivos e punitivos, adotados pelo poder público nas formas de repressão. Métodos que vão desde a violência física até instituições correcionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionáriodepolítica. Tradução LuisGuerreiro Pinto. 12. ed.Brasília: UniversidadedeBrasília, 1999.

FOUCAULT, M. História da sexualidade; a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

_____. Microfísica do poder. 23. ed. São Paulo: Graal, 2004.

_____. Vigiar e punir: História da violência nas prisões. São Paulo: Ática, 2002.

HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

MACHADO, R. Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

_____. Introdução: Por uma genealogia do poder. In:Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

Brígido, E. I. (2013). Michel Foucault: Uma Análise do Poder. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 4(1), 56–75. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.04.001.AO03

Edição

Seção

Artigos