A filosofia da linguagem na construção de um capitalismo humanista

Autores

  • Vanessa Hasson de Oliveira PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.02.002.AO01

Palavras-chave:

Meio ambiente. Capitalismo humanista. Filosofia da linguagem.

Resumo

As discussões e orientações relativas à preservação do meio ambiente vêm sofrendo uma lenta e progressiva evolução que, entretanto, ainda é bastante superficial. Essa superficialidade é justificada pela diversidade de línguas que operam nessas discussões, por sua própria natureza multidisciplinar, dificultando a conversação. A tradução da problemática econômica em social ou natural ou destas em econômica é impossível, restando como solução a produção de novos conhecimentos, por meio do estabelecimento de uma profunda conversação que possibilite a inauguração de uma nova cultura: aquela da preservação ambiental. O presente trabalho pretende, a partir da filosofia da linguagem, desenvolver um raciocínio de aproximação entre as diversas disciplinas que compõem as discussões acerca das questões que envolvem a proteção do meio ambiente, com base na conversação e na poética criadora. Em conclusão, propõe-se a adoção de metodologias cognitivas que tenham por fundamento o alcance do espírito do homem, como forma determinante na mudança de paradigmas e atitudes internas que coincidam com o giro do mundo naturalmente posto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, P. de B. Direito tributário, linguagem e método. 3. ed. São Paulo: Noeses, 2008.

FLUSSER, V. Língua e realidade. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2004.

GUERRA FILHO, W. S. Direito e magia. Revista da Faculdade de Direito, Fortaleza, v. 28, n. 2, p. 155-169, 1985.

GUERRA FILHO, W. S. Biologia e epistemologia. São Paulo, 2009a. Mimeo.

GUERRA FILHO, W. S. Ética, ciência, direito e teoria de sistemas (em face da crise paradigmática e ecológica). São Paulo, 2009b. Mimeo.

LEFF, E. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. In: PHILIPPI Jr., A. et al. (Ed.). Interdisciplinaridade em ciências ambientais. São Paulo: Signus, 2000. p. 19-51.

MATURANA, H.; VARELLA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Psy II, 1995.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo

Horizonte: Ed. da UFMG, 2002.

MATURANA, H. et al. Matriz ética do habitar humano: entrelaçamento de sete âmbitos de reflexão-ação numa matriz biológico-cultural: democracia, pobreza, educação, biosfera, economia, ciência e espiritualidade. 2008. Disponível em:<http://escoladeredes.ning.com/group/bibliotecahumbertomaturana>. Acesso em: 28 jan. 2011.

MILARÉ, É. Direito do ambiente. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

SAYEG, R. H. O capitalismo humanista no Brasil. In: SILVA, M. A. M. da; MIRANDA, J. (Org.). Tratado luso-brasileiro da dignidade humana. 2. ed. São Paulo: Quartier Latin, 2008. p. 1355-1370.

SAYEG, R. H.; BALERA, W. O capitalismo humanista. Petrópolis: KBR, 2011.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

Hasson de Oliveira, V. (2011). A filosofia da linguagem na construção de um capitalismo humanista. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 2(2), 263–289. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.02.002.AO01

Edição

Seção

Artigos