A formação ambiental dos profissionais de Direito

uma análise da ambientalização curricular das universidades federais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v16i1.31765

Palavras-chave:

Educação ambiental. Direito ambiental. Ambientalização Curricular. Legislação. Diretrizes curriculares nacionais.

Resumo

A ambientalização curricular consiste na inserção da dimensão socioambiental no ensino superior. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito preveem a inclusão da educação ambiental de forma transversal, no entanto, não determina a obrigatoriedade de disciplinas específicas da área, como Direito Ambiental. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a formação ambiental dos profissionais de direito do Brasil através da análise da ambientalização curricular dos cursos de graduação em Direito. O corpus dessa pesquisa incluiu todas as universidades federais brasileiras cujos cursos receberam a recomendação da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Foram pesquisadas as matrizes curriculares dos 40 cursos oferecidos, e verificados quais ofereciam a disciplina Direito Ambiental de forma obrigatória ou optativa. Em seguida foram avaliados os projetos pedagógicos, matrizes curriculares e ementas dos cursos que a ofereciam de forma optativa. Os resultados mostram que 82,5% dos cursos das universidades federais brasileiras ofertam a disciplina Direito Ambiental de forma obrigatória, e entre aqueles que a ofertam de forma optativa, 58% apresentam alto indício de ambientalização curricular. Apesar destes cursos representarem apenas 2% do total de cursos de graduação em Direito existentes no país, a formação ambiental dos seus egressos se mostra consoante com as atuais diretrizes.

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Biografia do Autor

Mariana Guenther, Universidade de Pernambuco

 

Professora Associada e Livre Docente da Universidade de Pernambuco (Recife, PE, Brasil). Doutora em Ciências – Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo (São Paulo-SP, Brasil) com Pós-Doutorado em Oceanografia pela Universidade da Califórnia em San Diego (San Diego-CA, USA). Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro-RJ, Brasil). Graduada em Ciências Biológicas – Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro-RJ, Brasil). Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Educação Ambiental e Comunicação da Ciência (NUPEAC). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental da Universidade de Pernambuco (Recife-PE, Brasil) e do Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Universidade de Pernambuco (Recife-PE, Brasil).

Maryane Pedroza, Universidade de Pernambuco

Doutoranda em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (Recife, PE, Brasil). Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco (Recife-PE, Brasil). Graduada em Direito pela Universidade de Pernambuco (Recife-PE, Brasil).

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Publicado

2025-03-27

Como Citar

GUENTHER, Mariana; PEDROZA, Maryane. A formação ambiental dos profissionais de Direito: uma análise da ambientalização curricular das universidades federais brasileiras. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 16, n. 1, p. e290, 2025. DOI: 10.7213/rev.dir.econ.soc.v16i1.31765. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/31765. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

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Artigos