A educação ambiental e o novo conceito de fake green

Autores

  • Andé Ricardo Fonseca da Silva Centro Universitário de João Pessoa
  • André Luiz Cordeiro Alves Centro Universitário de João Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v10i2.23739

Palavras-chave:

meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, fake green, Greenwashing.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise da crise ambiental atual, com enfoque na importância da construção de uma racionalidade ambiental, baseada no pensamento de Enrique Leff Zimmerman, Doutor em Economia do Desenvolvimento, que defende a transdisciplinaridade para construção epistemológica ambiental capaz de criar uma gestão verdadeiramente sustentável dos recursos naturais. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa. Utilizou-se também o método de abordagem dedutivo, partindo-se de temas gerais, como meio ambiente e sustentabilidade. Já no que diz respeito à técnica da pesquisa, foi empregado o procedimento técnico de pesquisa bibliográfica. E concluiu-se pela relativização do conceito de Desenvolvimento Sustentável, criando uma antítese a esse termo: o Fake Green, que aborda os malefícios silenciosos gerados pela precariedade desse modelo incompatível com realidade atual de degradação ao meio ambiente, num cenário forjado, retroalimentando um sistema produtivo predatório; tendo como resultado, um percentual ínfimo de contratos com a administração pública que adotam critérios de sustentabilidade e, na esfera privada, a perpetuação de relatórios ambientais de grandes empresas que estão em desacordo com a realidade do impacto ambiental em toda sua cadeia produtiva; sendo a educação ambiental o único instrumento eficaz para o combate ao Fake Green.

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Biografia do Autor

Andé Ricardo Fonseca da Silva, Centro Universitário de João Pessoa

Professor Permanente do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de João Pessoa (João Pessoa-PB, Brasil). Professor Adjunto da Graduação do Centro Universitário de João Pessoa (João Pessoa-PB, Brasil). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa. Editor Chefe da Revista Direito e Desenvolvimento do Programa de Pós-graduação em Direito do Centro Universitário de João Pessoa. E-mail: [email protected]

André Luiz Cordeiro Alves, Centro Universitário de João Pessoa

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (João Pessoa-PB, Brasil). Servidor Público Federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. E-mail: [email protected]

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

FONSECA DA SILVA, Andé Ricardo; CORDEIRO ALVES, André Luiz. A educação ambiental e o novo conceito de fake green. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 185–207, 2019. DOI: 10.7213/rev.dir.econ.soc.v10i2.23739. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/23739. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos