Constituição econômica, desenvolvimento e a institucionalização do princípio do pleno emprego: uma abordagem à luz da teoria da seletividade de Claus Offe
DOI:
https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i3.18426Palavras-chave:
teoria da seletividade, teoria materialista de Estado, princípio do pleno emprego, constituição econômica, Claus Offe.Resumo
Presente artigo tem por objeto apurar o sentido constitucional do Princípio do Pleno Emprego inserido na Constituição Econômica presente na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – esta considerada como uma Constituição Dirigente – e submetê-lo a análise sob os pressupostos da Teoria Materialista de Estado e da Teoria da Seletividade, de Claus Offe, com intuito de estabelecer prospecto de sua real eficácia.
Downloads
Referências
BERCOVICI, Gilberto. Constituição Econômica e Desenvolvimento: uma leitura a partir da Constituição de 1988. São Paulo: Malheiros, 2005.
CAMARGO, Ricardo Antônio Lucas. Curso Elementar de Direito Econômico. Porto Alegre: Núria Fabris Editora, 2014.
GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1988. 17. Ed. Malheiros Editores, 2015.
HIRSCHMAN, Albert OTTO. The Strategy of Economic Development. New Haven: Yale University Press, 1958.
LARK, Giovani; CORRÊA, Leonardo Alves; NASCIMENTO, Samuel Pontes do. Ideologia Constitucional e Pluralismo Produtivo. Belo Horizonte, Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, v. especial, p. 265-300, 2013.
NUNES, José Avelãs Nunes. Uma Introdução à Economia Política. São Paulo: Quartier Latin, 2007.
OFFE, Claus. Problemas Estruturais do Estado Capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições do Direito Civil – Volume VI: Do Direito das Sucessões. 22. Ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2015.
SOUZA, Washington Peluso Albino de. Primeiras Linhas de Direito Econômico. 6. ed. 1. ed. 2ª tiragem. São Paulo: LTr, 2017.
SOUZA, Washington Peluso Albino de. Direito Econômico do Trabalho. Belo Horizonte: Fundação Brasileira de Direito Econômico, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).