A nova empresarialidade: o robustecimento dos valores éticos e sociais no exercício empresarial

Autores

  • Kelly de Souza Barbosa Universidade de Ribeirão Preto
  • Adalberto Simão Filho Universidade de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v9i1.16376

Palavras-chave:

atividade empresarial, valores éticos, responsabilidade social, empresa cidadã, nova empresarialidade.

Resumo

A função social enaltecida pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é um princípio fundamental para o uso da propriedade e para o desenvolvimento econômico do país e, até mesmo, dos particulares. Atentando-se a essa premissa foi difundida a tese da nova empresarialidade, em que a atividade empresarial é pautada nos valores éticos e na responsabilidade social. Logo, a finalidade empresarial não se restringe à busca pelo lucro, pois também está concatenada com a promoção de um impacto social positivo. Neste ínterim foram utilizados o método descritivo e as investigações bibliográfica e documental, para apresentar os principais aspectos da nova empresarialidade e a consequente efetivação das diretrizes constitucionais.

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Biografia do Autor

Kelly de Souza Barbosa, Universidade de Ribeirão Preto

Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (Guarujá, SP – Brasil), bolsista CAPES/PROSUP. Especialista em Direito Processual Civil e Processo Cautelar pela Universidade Cândido Mendes. Bacharela em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Advogada. E-mail: [email protected]

Adalberto Simão Filho, Universidade de Ribeirão Preto

Professor do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto (Guarujá, SP – Brasil). Pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal. Doutor e Mestre das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor Titular IV com grau de Professor Emérito, do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito da Sociedade da Informação da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP). Advogado. E-mail: [email protected]

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Publicado

2018-07-18

Como Citar

BARBOSA, K. de S.; FILHO, A. S. A nova empresarialidade: o robustecimento dos valores éticos e sociais no exercício empresarial. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 269–294, 2018. DOI: 10.7213/rev.dir.econ.soc.v9i1.16376. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/16376. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

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Artigos