Política editorial


Periodicidade

A Revista Acadêmica Ciência Animal faz uso do sistema de fluxo contínuo, volume anual, isto é, o artigo que for aprovado será publicado logo após receber o aceite, sem a necessidade de esperar pela aprovação de outros artigos em curso para o fechamento de uma edição.

Esporadicamente a revista poderá publicar dentro do mesmo volume anual edições temáticas e especiais, as quais serão apresentadas como suplementos e cujos trabalhos passarão pelo mesmo processo de avaliação dos demais artigos (n. cont). Nestes casos, os trabalhos aprovados serão publicados em conjunto.

Preprints

Todos os artigos devem ser originais e não podem ter sido submetidos para avaliação simultânea em outros periódicos. São aceitos manuscritos que foram depositados em repositórios de preprints (arXiv, bioRxiv, EmeRI, SciELO Preprints, etc.) ou institucionais.

Acesso aberto

O periódico Revista Acadêmica Ciência Animal segue o modelo de Acesso Aberto (Open Access), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo restrições financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.

Acesso aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY), permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.

Conformidade com a Ciência Aberta

Seguindo os princípios da Ciência Aberta, que propõe diretrizes para um fazer científico colaborativo, compartilhado e público, o periódico requer a indicação precisa da contribuição de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria e recomenda o compartilhamento  de dados, métodos, instrumentos e demais materiais adicionais, preferencialmente disponibilizados em repositórios online abertos (FigshareMandeley DataOSFSciELO DataZenodo).

Adoção de softwares uso de recursos de Inteligência Artificial

O periódico Revista Acadêmica Ciência Animal não aceita o uso de chatbots e afins. Quando necessário, inteligências artificiais devem ser utilizadas como ferramenta de auxílio para correções gramaticais e/ou elaboração e gerenciamento de referências.

IA generativa e tecnologias assistidas por IA devem ser utilizadas apenas no processo de escrita para melhorar a legibilidade e a linguagem do trabalho, uma vez que os resultados da IA podem estar incorretos, incompletos ou tendenciosos.

Os autores devem divulgar em seu manuscrito o uso de IA e tecnologias assistidas por IA, e uma declaração constará no trabalho publicado. Declarar o uso dessas tecnologias promove a transparência e a confiança, e os autores são, em última instância, responsáveis pelo conteúdo do trabalho.