Editorial
DOI:
https://doi.org/10.7213/academica.7737Abstract
A busca da internacionalização da ciência nacional intensificou-se sobremaneira nos últimos anos, notadamente
pela implantação do Programa Ciências Sem Fronteiras pela Presidência da República, programa
este gerenciado pelas agências Capes e CNPq. A despeito de dificuldades que o programa tem enfrentado,
sobretudo pela falta de estudantes com domínio suficiente de língua estrangeira, resultando na distorção
no que tange às instituições de destino dos candidatos, pontos positivos podem ser destacados. O despertar
para a importância da intensificação do processo de cooperação científica internacional e a ampliação da
formação de pesquisadores brasileiros no exterior, sobretudo em áreas de fronteira da ciência contemporânea
e em áreas estratégicas, merecem especial menção. Esforços estão sendo feitos pela Capes no sentido de
que os alunos se dirijam para instituições localizadas em países com grande tradição em pesquisa científica.
Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a busca intensa pela internacionalização tem trazido
frutos. A instituição recebeu recentemente o Prêmio Santander Universidade, como Destaque do Ano
do Guia do Estudante 2012, na categoria Internacionalização. Uma das ações implantadas na PUCPR é o estímulo
à licença sabática para a realização de estágio pós-doutoral pelos docentes vinculados aos programas
de pós-graduação stricto sensu. Por meio dessa iniciativa, todos os professores dos programas devem
realizar seu pós-doutorado num intervalo de sete anos, o que representará a realização de um estágio pós-
-doutoral, por docente, por ano.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da PUCPR, que, desde o primeiro número do presente
volume da Revista Acadêmica assumiu a responsabilidade editorial da revista, contou no biênio 2011-2012
com a participação de um terço do seu corpo docente permanente em estágio pós-doutoral em instituições
de renome da Espanha, México e Estados Unidos. Como consequência, atingiu-se a consolidação de parcerias
de pesquisa e abertura de novas oportunidades, refletidas na vinda de professores daquelas instituições
e nas publicações internacionais.
O presente número da Revista Acadêmica reflete seu grau de nacionalização atingido, contendo artigos
representando todas as regiões geográficas do país. De um rol contendo sete estados da federação, incluindo
Ceará, Tocantins, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, pesquisas envolvendo problemáticas de saúde e produção
animal são publicadas, dando ênfase a situações regionais. O próximo passo na evolução da revista, o
de internacionalização, está sendo buscado mediante a divulgação da revista nas instituições de destino dos
pesquisadores e alunos, convite à participação de pesquisadores estrangeiros no corpo editorial e inclusão
gradual de artigos em língua inglesa.