Análises físico-químicas de méis de Apis mellifera comercializados na Central de Abastecimento do Paraná (CEASA/PR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/acad.2025.23009

Resumo

O mel é um produto natural de alto valor nutritivo e econômico, frequentemente alvo de fraudes que comprometem sua qualidade e segurança. Este trabalho teve como objetivo avaliar as características físico-químicas de méis de Apis mellifera comercializados em seis boxes da Central de Abastecimento do Paraná (CEASA/PR), verificando sua conformidade com a legislação vigente. Foram analisadas treze marcas comerciais quanto aos parâmetros de umidade, acidez, cinzas e pH, além das reações de Fiehe, Lund e Lugol. Na análise estatística, houve diferença significativa entre as amostras analisadas para a umidade, acidez, cinzas, pH e Lund. O teor de umidade ultrapassou ligeiramente o limite estabelecido pela legislação em 53,8% das amostras (1, 2, 4, 5, 8, 10 e 11). A amostra 5 apresentou acidez acima do valor máximo permitido. Todas manti-veram o teor de cinzas dentro dos padrões legais. O pH das amostras 3 e 5 foi significativamente baixo. Na reação de Fiehe, houve reprovação das amostras 3, 5 e 12; na de Lund, 2, 3, 5, 8 e 12; e na de Lugol, 2, 3, 5 e 8. Os resultados apontam para indícios fortes de adulteração em 38,4% das amostras (2, 3, 5, 8 e 12), e podem estar relacionados a falhas no processamento e armazenamento ou a fraudes intencionais, evidenciando a importância da fiscalização e de análises de controle para assegurar a qualidade e autenticidade do mel comercializado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Deschamps Moreira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Escola de Medicina e Ciências da Vida, Graduação em Medicina Veterinária

Marilia Silva Malvezzi Karwowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professora auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente do curso de Medicina Veterinária. e professora da disciplina de Inspeção e tecnologia de leite, ovos e mel e de carnes e pescado. Docente do curso de especialização de Vigilância Sanitária e gestão de qualidade na produção de alimentos. Possui graduação em medicina veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2002), graduação em engenharia de alimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009), mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (2012) e doutorado ( 2022 ) em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada pela PUCPR, com ênfase para o desenvolvimento de produtos cárneos. Também concluiu cursos de especialização em: Vigilância Sanitária e Gestão da Qualidade de Alimentos em 2002 e Tecnologia de Alimentos Vegetais em 2005.

Downloads

Publicado

13-11-2025

Como Citar

1.
Deschamps Moreira C, Silva Malvezzi Karwowski M. Análises físico-químicas de méis de Apis mellifera comercializados na Central de Abastecimento do Paraná (CEASA/PR). Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 13º de novembro de 2025 [citado 27º de janeiro de 2026];23. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/33346

Edição

Seção

Artigo