O Ensino Religioso e a Laudato si’: perspectivas e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a9n14p99-109Palavras-chave:
Cristianismo. Laudato si’. Ecoteologia. Ensino Religioso.Resumo
O artigo insere-se em uma perspectiva que busca, considerando a reflexão do cristianismo sobre a urgência do cuidado com a casa comum, apontar elementos importantes que permitam aos professores e às professoras de Ensino Religioso desenvolverem uma prática pedagógica transformadora, visando construir uma cidadania ecológica. O objetivo do artigo é explicitar os temas, as reflexões e as práticas da fé cristã, na sua relação com a ecologia, voltada para a prática pedagógica. Assim, construiu-se a dimensão teórica, por meio de coletas de materiais com indicações de fontes em livros, revistas especializadas, artigos científicos, exortações apostólicas e encíclicas. Como resultado, destaca-se a urgência do cuidado com a casa comum, que é responsabilidade de toda a família humana. O ensino religioso escolar é um espaço privilegiado para as abordagens propostas na Laudato si’, superando um saber ingênuo, construindo novas práticas pedagógicas, de modo a efetivar a transformação, a qual tem por base as ações cotidianas e a maturação de novos hábitos, superando o paradigma tecnocrático.
Downloads
Referências
ANTUNES, Celso (Coord.). História e didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação continuada dos professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.
BOFF, Leonardo. Ecologia, mundialização e espiritualidade. São Paulo: Ática, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 29 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 29 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 29 abr. 2020
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato sí’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Loyola, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GEBARA, Ivone. Teologia ecofeminista: ensaio para repensar o conhecimento e a religião. São Paulo: Olhos d’Água, 1997.
LIMA, Roberto de Sousa. Formação continuada e a prática docente de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre. 2006, 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
MURAD, Afonso. O núcleo da ecoteologia e a unidade da experiência salvífica. Pistis e Praxis - Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 277-297, jul./dez. 2009. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/pistispraxis/article/view/10658>. Acesso em: 29 abr. 2020.
RODRIGUES, Elisa. Formação de professores para o ensino de religião nas escolas: dilemas e perspectivas. Ciências da Religião - História e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 19-46, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/8886>. Acesso em: 22 out. 2020.
RUETHER, Rosemary Radford. Ecofeminismo: mulheres do primeiro e terceiro mundos. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 36, n. 2, p. 129-139, maio/ago. 1996. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/818/747>. Acesso em: 22 out. 2020.
SHIVA, Vandana. Um vírus, a humanidade e a Terra. Instituto Humanitas Unisinos, 15 abr. 2020. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598043-um-virus-a-humanidade-e-a-terra-artigo-de-vandana-shiva>. Acesso em: 22 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.