Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Caminhos de Diálogo (Revista Brasileira de Diálogo Ecumênico e Inter-religioso) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e tem por objetivo veicular trabalhos científicos que contribuam para o avanço da pesquisa na área do diálogo entre culturas, igrejas, religiões e espiritualidades contemporâneas. Assume, assim, a pluralidade das teologias como uma ampliação do escopo epistemológico, com vistas ao trabalho acadêmico crítico e integral, aberto ao diálogo, à perspectiva interdisciplinar e à pluralidade de cosmovisões. A revista publica trabalhos na forma de artigos, relatos de pesquisa, recensões, notas bibliográficas, crônicas e documentação sobre teologia em perspectiva ecumênica, diálogo inter-religioso, teologia das religiões e interculturalidade. O periódico visa abrigar os trabalhos científicos da comunidade acadêmica, quer sejam das áreas específicas de Teologia e Ciências da Religião, ou outras áreas que comportem a abordagem de questões relativas ao pluralismo eclesial, religioso, espiritual e cultural. Os trabalhos serão submetidos à avaliação do conselho editorial e de avaliadores ad hoc. A seleção levará em consideração a originalidade, relevância e qualidade metodológica e científica. Será avaliada, também, sua adequação às normas da ABNT. O teor de conteúdo e a exatidão das citações são de inteira responsabilidade dos autores.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos enviados à Caminhos de Diálogo acontece da seguinte forma: 1) análise da adequação aos critérios e normas para publicação na Caminhos de Diálogo, realizada pelo editor executivo. Serão devolvidos aos autores as produções que não se adequam às normas da revista; 2) pré-avaliação junto ao conselho editorial. Nessa fase, o artigo é submetido a uma análise sobre a relevância, a qualidade metodológica e científica do texto; 3) avaliação por pares ocultos, professores especialistas nas temáticas tratadas. Todos os trabalhos, enviados de acordo com as normas, serão submetidos à avaliação cega de dois pareceristas especialistas na área. O prazo para avaliação é de até 30 dias. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será consultado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores. Os materiais aceitos para a publicação e autorizados pelos(as) autores(as) seguirão para adequação aos padrões no formato final de publicação.

Periodicidade

A Caminhos de Diálogo (Revista Brasileira de Diálogo Ecumênico e Inter-religioso) é uma publicação semestral (junho e dezembro) do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Responsabilidades

 Responsabilidades dos editores e do conselho editorial

• Definir os temas para cada número, divulgá-los na comunidade acadêmica e encaminhar convites a autores reconhecidamente especialistas no tema escolhido para cada fascículo.

• Manter atualizada a política editorial e as normas para publicação na revista, assegurando a eficácia dos seus diferentes processos e solicitações dos órgãos avaliadores, pontos de vistas dos leitores, autores, membros dos comitês, pareceristas e equipe de trabalho.

• Acompanhar o processo de submissão/avaliação dos artigos, num período de 30 dias. Após a etapa de submissão, verificar a pertinência dos manuscritos submetidos, bem como o cumprimento das normas editoriais da revista pelos autores. Encaminhá-los, em primeira instância, a uma avaliação interna junto ao conselho editorial, fazer análise sobre a relevância, a qualidade metodológica e científica do texto. Em segunda instância, o artigo será submetido à avaliação por pares ocultos, professores especialistas nas temáticas tratadas.

• Selecionar adequadamente os(as) pareceristas e orientá-los(as) sobre o que se espera do processo de avaliação por pares ocultos (double blind peer review): uma avaliação justa e imparcial.

• Assegurar o cumprimento dos procedimentos adequados para avaliação dos manuscritos recebidos, zelando junto ao conselho editorial e aos pareceristas ad hoc, pela transparência, a qualidade científica, a confidencialidade dos profissionais envolvidos no processo avaliativo e organizacional do periódico.

• Decidir pela aceitação ou rejeição dos artigos submetidos com base nos pareceres dos avaliadores. A decisão é orientada pelas normas do periódico indicadas nas ‘Instruções aos autores’.

• Responder com prontidão às solicitações de autores, leitores e membros do comitê da revista, atendendo a situações que tenham dado margem a expressões de insatisfação. Adotar ações que são de direito contra qualquer forma de apropriação indevida do trabalho intelectual. 

Responsabilidades dos(as) autores(as)

• Responsabilizar-se pela garantia da veracidade das informações (dados, conteúdos e conclusões) contidas nos manuscritos submetidos à Caminhos de Diálogo, pela garantia da originalidade e a prioridade da publicação ao periódico conforme indicado nas “Diretrizes para autores”.

• Declarações/afirmações fraudulentas, imprecisas, problemas de autoria ou de desonestidade intelectual e plágio são inaceitáveis.

• A autoria e/ou a coautoria do texto deve ser limitada a quem de fato contribuiu significativamente para a realização do trabalho apresentado.

• Assumir os critérios indicados nas “Diretrizes para autores” quanto aos tópicos a serem observados na apresentação das produções à redação da revista.

• Revisar as correções sugeridas pelos avaliadores, aprovando-as ou rejeitando-as. Caso decida por alterar as eventuais sugestões, os ajustes seguirão os critérios adotados pela revista. A partir da aprovação das correções realizadas não são permitidas novas alterações no texto por parte do(a) autor(a).

• Os autores cedem à Caminhos de Diálogo o direito de publicar seus trabalhos em formato eletrônico, incluindo-os nos índices e bases de dados nacionais e internacionais.

• Notificar aos editores sobre possíveis imprecisões, erros e/ou pontos problemáticos relacionados ao conteúdo do artigo submetido e/ou publicado, cooperando para que seja feita uma retratação pelo autor (em caso de plágio e/ou dados falsos) e uma errata pelo editor.

• As produções submetidas à redação deverão conter: nome completo do autor(a), títulos acadêmicos, vinculação profissional (universidade, faculdade/instituto/setor, departamento),  endereço atual completo e e-mail. A submissão de um manuscrito não implica sua publicação na Caminhos de Diálogo.

Responsabilidades dos(as) pareceristas ad hoc

• Subsidiar os editores e o conselho editorial nas decisões relativas aos manuscritos submetidos, arbitrando sobre a qualidade científica dos mesmos, indicando reformulações quando necessárias para o aprimoramento dos textos.

• Zelar pelo cumprimento do prazo para avaliação (30 dias). Na impossibilidade de cumprir o prazo estipulado, comunicar imediatamente ao editor para que o mesmo busque outros pareceristas em tempo hábil.

• Emitir pareceres fundamentados, claros e objetivos sobre a relevância do tema, sua adequação às normas e à missão da revista, sua estrutura, aspectos formais, etc.

• Assegurar a confidencialidade dos textos apresentados pelos editores.

• Notificar ao editor os casos de violação de direitos autorais e/ou de plágio.

Histórico do periódico

A Caminhos de Diálogo foi lançada no segundo semestre de 2013 pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A partir de 2016 foi integrada ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mantendo parceria com a comissão criadora do periódico. Em 2018, a Caminhos de Diálogo deixou de ser impressa e passou a ser publicada online sobre plena responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR.