O Ensino Religioso e a Laudato si’: perspectivas e possibilidades

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DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a9n14p99-109

Parole chiave:

Cristianismo. Laudato si’. Ecoteologia. Ensino Religioso.

Abstract

O artigo insere-se em uma perspectiva que busca, considerando a reflexão do cristianismo sobre a urgência do cuidado com a casa comum, apontar elementos importantes que permitam aos professores e às professoras de Ensino Religioso desenvolverem uma prática pedagógica transformadora, visando construir uma cidadania ecológica. O objetivo do artigo é explicitar os temas, as reflexões e as práticas da fé cristã, na sua relação com a ecologia, voltada para a prática pedagógica. Assim, construiu-se a dimensão teórica, por meio de coletas de materiais com indicações de fontes em livros, revistas especializadas, artigos científicos, exortações apostólicas e encíclicas. Como resultado, destaca-se a urgência do cuidado com a casa comum, que é responsabilidade de toda a família humana. O ensino religioso escolar é um espaço privilegiado para as abordagens propostas na Laudato si’, superando um saber ingênuo, construindo novas práticas pedagógicas, de modo a efetivar a transformação, a qual tem por base as ações cotidianas e a maturação de novos hábitos, superando o paradigma tecnocrático.

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Pubblicato

2021-07-19

Come citare

Wolff, E., & Trevisan, T. (2021). O Ensino Religioso e a Laudato si’: perspectivas e possibilidades. Caminhos De Diálogo, 9(14), 99–109. https://doi.org/10.7213/cd.a9n14p99-109