A Preta-velha como arquétipo da narradora na literatura brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2318-8065.09.02.p68-79

Resumo

A figura religiosa umbandista da Preta-velha possui uma representação contínua ao longo dos textos da literatura brasileira; isso se deve, provavelmente, ao fato de que ela está viva no inconsciente coletivo do Brasil. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar a representação da Preta-velha sob uma perspectiva literária, enfocando-a como a contadora de histórias. Assim, a justificativa para essa pesquisa é a retomada de uma figura religiosa da Umbanda que está consignada na literatura brasileira, e, portanto, no imaginário sócio cultural do Brasil. O aporte teórico utilizado na construção argumentativa foi: Freire (1963), Santos (1999), Estés (2007, 2018), Rezende (2017). No que diz respeito à metodologia, dois momentos foram fundamentais; o primeiro deles foi a escolha de um corpus de pesquisa a partir da literatura nacional, e o segundo momento, se deu com a comparação das representações literárias da Preta-velha (entre si). Sobre os achados da investigação, eles apontam que levando em consideração a literatura brasileira, a Preta-velha possui uma vinculação bastante forte com a oralidade, aliás uma das suas principais características é a contação de histórias. Além disso, a arte narrativa configurada ao objeto investigado pode ser considerada um recurso psíquico de desenvolvimento da consciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Izaac dos Santos Ribeiro, Universidade de Brasília

Possui Mestrado Interdisciplinar em História e Letras – MIHL pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Graduação em Letras Língua Portuguesa e suas literaturas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE – Campus – Crateús-CE. Doutorado em andamento em Literatura e práticas sociais, na Universidade de Brasília - UnB. Bolsista CAPES.

Maria do Socorro Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Possui Doutorado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2015), Pós-Doutorado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2019), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1997).

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

dos Santos Ribeiro, L. I., & Pinheiro, M. do S. (2024). A Preta-velha como arquétipo da narradora na literatura brasileira. Caderno Teológico Da PUCPR, 9(2), 68–79. https://doi.org/10.7213/2318-8065.09.02.p68-79