MISSÃO DIGITAL DA IGREJA:

Alcances e limites da pastoral virtual na eclesiologia batista.

Autores/as

Resumen

Resumo

O objeto desta pesquisa contextualiza-se na investigação da missão digital da Igreja Batista de Curitiba frente ao novo cenário eclesial que se apresenta com as tecnologias digitais de informação e comunicação; refletindo sobre a possibilidade da pastoral virtual como uma missão da Igreja. Esta pesquisa justifica-se pela relevância e pertinência do objeto que situa a Igreja Batista no contexto da cultura digital de nosso tempo. A problemática da pesquisa está na complexidade de analisar os alcances e limites das tecnologias digitais de informação e comunicação para a pastoral virtual, a conceção da Igreja Batista e da sua missão. Para tanto são contemplados os seguintes objetivos: apontar caminhos para compreender a inserção dos meios digitais na vida da Igreja; relacionar a identidade eclesial batista e a missão digital; fundamentar teologicamente o acompanhamento pastoral através de redes sociais que facilitem a cultura do diálogo, e do encontro e a participação ativa das pessoas na sociedade em rede. A metodologia é a análise qualitativa de bibliografia. Como resultado, almeja-se contribuir para compreender a fé e a missão da igreja batista nos/por meios digitais, traçando caminhos para a reconfiguração da eclesiologia batista na relação com a cultura digital atual.

Palavras-chave: Missão Digital. Tecnologias. Eclesiologia. Igreja Batista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elias Wolff, PUCPR

Pós-doutorado em Teologia na Lutheran School of Theology at Chicago (2019); Doutorado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (2000); Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998);Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santa Cruz (1999); Graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1993); Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Curitiba (1987). Professor titular do Instituto Teológico de Santa Catarina-ITESC e da Faculdade Católica de Santa Catarina - FACASC (2001-2015); Professor titular na Faculdade de Filosofia da Fundação Educacional de Brusque - FEBE (2001-2006); Professor contratado no Centro Interdiocesando de Teologia de Cascavel - CINTEC (2001-2006); Criador e Coordenador do Núcleo de Diálogo Ecumênico e Interreligioso do ITESC/FACASC; Foi Assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o diálogo ecumênico e interreligioso (2009-2014); foi membro e Coordenador da Coordenador da Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil até 2020; Experiência na área de Teologia, com ênfase em Eclesiologia, Teologia Ecumênica e Teologia das Religiões, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: eclesiologia, missiologia, graça, cristologia, pneumatologia, sacramentos. Desde 2013 é membro do Programa de Pós Graduação em Teologia (PUCPR); a partir de 2014, tornou-se Coordenador do Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR; em 2015 passou a atuar como Professor visitante da Universidade Pontifícia do México ? UPM. É Lider do Grupo de Pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Interreligioso da PUCPR; e Membro da Ecumenical Water Network (Conselho Mundial de Igrejas). Foi Bolsista produtividade CNPq 2, de 2016 a 2021.

Publicado

2024-08-27

Cómo citar

Andrade, K., & Wolff, E. (2024). MISSÃO DIGITAL DA IGREJA:: Alcances e limites da pastoral virtual na eclesiologia batista. Caderno Teológico Da PUCPR, 8(2). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/cadernoteologico/article/view/31171