Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire | Fundamentals for a Liberating Education: Dom Helder Camara and Paulo Freire

Autores/as

  • Jaqueline Balthazar Silva UFPR PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/2318-8065.06.01.p150-153

Resumen

Essa resenha resgata o processo de educação libertadora de Helder Camara e propõe um currículo tendo como base a Pedagogia do oprimido de Paulo Freire e propõe uma educação libertadora solidária. Analisa o trabalho de Camara à luz da pedagogia freireana. A obra de Condini (2014) propõe uma educação que considere a afetividade e a solidariedade como forma de alcançar os jovens e prepará-los para uma educação humanista integral e problematizadora para que possam intervir na sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaqueline Balthazar Silva, UFPR PUCPR

Formada em Letras Português/Inglês com Especialização em Ética e Educacão. Bacharel em Teologia e Mestre em Bioética. É assessora de Cursos de Formação/capacitação de agentes da Pastoral da Saúde na Arquidiocese de Curitiba. Tem publicações nas áreas de educação com foco na pedagogia de Paulo Freire e em Teologia. Já produziu banco de questões em Mariologia (Uninter), material diático e video aulas sobre Cuidados Paliativos (Uninter).

Na UFPR foi tutora de Educação Híbrida e de outros cursos na modalidade EaD. Atualmente faz Especialização em Docência na EaD.

 

Citas

CASALI, Alípio. Prefácio. In: CONDINI, Martinho. Fundamentos para uma educação libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire. São Paulo: Paulus, 2014.

CONDINI, Martinho. Fundamentos para uma educação libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire. São Paulo: Paulus, 2014.

Gaudium et spes. Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo atual. Concílio Vaticano II In: Compêndio Vaticano II: Constituições, decretos e declarações. Rio de Janeiro: Vozes, 2000, 29ª ed.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Editora Centauro, 2001, 3ª ed.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983, 14ª ed.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Apresentação. In: CONDINI, Martinho. Fundamentos para uma educação libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire. São Paulo: Paulus, 2014.

Publicado

2021-12-15

Cómo citar

Silva, J. B. (2021). Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire | Fundamentals for a Liberating Education: Dom Helder Camara and Paulo Freire. Caderno Teológico Da PUCPR, 6(1), 150–153. https://doi.org/10.7213/2318-8065.06.01.p150-153