Fundamentos para uma Educação Libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire | Fundamentals for a Liberating Education: Dom Helder Camara and Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.7213/2318-8065.06.01.p150-153Resumen
Essa resenha resgata o processo de educação libertadora de Helder Camara e propõe um currículo tendo como base a Pedagogia do oprimido de Paulo Freire e propõe uma educação libertadora solidária. Analisa o trabalho de Camara à luz da pedagogia freireana. A obra de Condini (2014) propõe uma educação que considere a afetividade e a solidariedade como forma de alcançar os jovens e prepará-los para uma educação humanista integral e problematizadora para que possam intervir na sociedade.Descargas
Citas
CASALI, Alípio. Prefácio. In: CONDINI, Martinho. Fundamentos para uma educação libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire. São Paulo: Paulus, 2014.
CONDINI, Martinho. Fundamentos para uma educação libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire. São Paulo: Paulus, 2014.
Gaudium et spes. Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo atual. Concílio Vaticano II In: Compêndio Vaticano II: Constituições, decretos e declarações. Rio de Janeiro: Vozes, 2000, 29ª ed.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Editora Centauro, 2001, 3ª ed.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983, 14ª ed.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Apresentação. In: CONDINI, Martinho. Fundamentos para uma educação libertadora: Dom Helder Camara e Paulo Freire. São Paulo: Paulus, 2014.