É CORRETO AFIRMAR QUE EXISTE UMA ESPIRITUALIDADE LGBTQIANP+?

Autores

Resumo

Este trabalho discorrerá sobre a espiritualidade no seguimento cristão das expressões teológicas de fronteira: Teologia Feminista e Teologia do Negro. E com base nestas apresentar uma Teologia de integração do Grupo LGBTQIAPN+, contextualizando a realidade desse universo, suas histórias, as discriminações e os seus lugares de fala e a sua relação com o divino. A finalidade foi apresentar, por meio de artigos e documentações acadêmicas, a presença de uma espiritualidade existente e atuante no meio da comunidade LGBTQIAPN+. Utilizou-se do método de análise de conteúdo, dentro das Teologias de Gênero e Negra, ocorrendo uma exposição dos conceitos teológicos e o que ressoa na vivência para o grupo LBGTQIAPN+. A análise evidenciou vivências e sentimentos adquiridos no chão da realidade, e com isso explicitou que indivíduos LGBTQIAPN+, tal qual mulheres ou qualquer membro da humanidade busca essa conexão de respostas e alívios, de vontades e necessidades com esse divino que está sempre pronto a acolher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Serrato, Pontificia Universidade Católica - PR

[1] Doutora na área de Teologia Sistemática - é professora do Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na graduação leciona as disciplinas de Introdução à Teologia, Antropologia Teológica, Teologia da Espiritualidade, Mariologia, Sacramentos de Iniciação, Teologia e Sociedade. 

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

Oliveia, M., & Serrato, A. C. (2023). É CORRETO AFIRMAR QUE EXISTE UMA ESPIRITUALIDADE LGBTQIANP+?. Caderno Teológico Da PUCPR, 8(1). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/cadernoteologico/article/view/31060