La latencia del presente. El tiempo histórico contemporáneo desde el pensamento de Hans Ulrich Gumbrecht. | A latência do presente. O tempo histórico contemporâneo a partir do pensamento de Hans Ulrich Gumbrecht.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531298

Resumo

O principal objetivo deste artigo é elaborar uma reconstrução crítica e uma interpretação das leituras recentes do tempo histórico contemporâneo como sendo presentistas. Começando principalmente com o trabalho do historiador francês François Hartog, a noção de "presentismo" tornou-se uma chave concetual fundamental para compreender os modos como damos sentido à nossa experiência do tempo e da história. Retomando as ferramentas teóricas da história concetual, a nossa abordagem à tese do presentismo centrar-se-á no estudo e análise de alguns aspectos centrais do pensamento de Hans Ulrich Gumbrecht. A sua prolífica obra oferece um rico filão concetual para uma análise filosófica dos pressupostos e dos limites desta leitura do nosso regime de historicidade. Com esse objetivo em mente, desenvolveremos primeiro o seu diagnóstico da origem do nosso tempo histórico como derivando da crise do futurismo que definiu o regime moderno de historicidade. A partir deste ponto, definiremos, através do conceito gumbrechtiano de "presença", o presentismo como uma articulação temporal fragmentada que oscila entre o desaparecimento do futuro e a impossibilidade de colocar o pretérito à distância. Toda esta interpretação permitir-nos-á expor as deficiências e opacidades desta leitura do nosso tempo presente. Para o efeito, recuperando o conceito de "latência" proposto pelo intelectual alemão, reconstruiremos as relações, os laços e as dependências entre a leitura temporal do presentismo e o conceito de "trauma". Isto permitir-nos-á diagnosticar os limites desta leitura teórica do nosso tempo histórico particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Pérez Baquero, Universidad de Murcia

Profesor Contratado Doctor en el Departamento de Filosofía (Área de Filosofía) de la Universidad de Murcia (España).

Doctor en Filosofía con Premio extraordinario en el programa interuniversitario de doctorado de la Universidad de Murcia, la Universidad de Alicante, la Universidad de Almería, la universidad de Zaragoza, la Universidad de Castilla-la Mancha y la Universidad de la Laguna (2020).

Graduado en Filosofía en la Universidad de Murcia (2013).

Máster en Filosofía Teórica y Práctica (2014) y Experto en Memoria Social y Derechos Humanos (2019) por la UNED.

Investigador visitante en la Universidad de Cornell (2017), en Birkbeck, Universidad de Londres (2018), en la universidad de Tartu (2020), en Goethe Universität Frankfurt am Main, en Ludwig-Maximilians-Universität München (2022), en el Centro de Ciencias Humanas y Sociales - CSIC y en Bergische Universität Wuppertal (2023).

 

 

Publicado

2025-04-11

Como Citar

Pérez Baquero, R. (2025). La latencia del presente. El tiempo histórico contemporáneo desde el pensamento de Hans Ulrich Gumbrecht. | A latência do presente. O tempo histórico contemporâneo a partir do pensamento de Hans Ulrich Gumbrecht. Revista De Filosofia Aurora, 37. https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531298

Edição

Seção

Fluxo contínuo