O desejo filosófico por escrita: um problema de gênero | The philosophical desire for writing: a gender trouble

a gender trouble

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.%20e202531297

Resumo

Neste artigo, minha tentativa é a de relacionar a estruturação do desejo amoroso e a estruturação do desejo filosófico por escrita. De imediato, podemos pensar que não há propriamente uma relação entre esses dois modos de desejar, ou seja, que a forma pela qual experenciamos o amor é independente da forma pela qual experenciamos a escrita filosófica. Mas, se pararmos para pensar com autoras como Hélène Cixous, Michel Foucault, Judith Butler, Paul B. Preciado, Margareth Rago e Audre Lorde, perceberemos que a estruturação fálico-patriarcal do desejo amoroso também configura a estruturação do desejo pela Filosofia, de modo a determinar o que é e como devemos filosofar. A estreita articulação entre a violência atrelada à heteronormatividade no campo amoroso e no campo filosófico, permite-nos compreender que a universalidade e objetividade da Razão, que tradicionalmente opera como motor do fazer filosófico, não passa de uma presunção, já que o logos depurado de sentimento e imaginação corresponde à materialidade de um certo tipo de corpo: em geral, corpos soberanos, brancos, heterossexuais, saudáveis e seminais. Com base nisso, no presente ensaio, busco oferecer algumas pistas histórico-filosóficas para entendermos por que as mulheres foram e são relegadas às margens da Filosofia, compreendida como um campo de ensino, de aprendizagem, de pesquisa e de produção de conhecimento que está classicamente ancorado no amor à sabedoria. Meu intento é, portanto, o de entender em que medida a configuração normativa desse amor nutre e é nutrida por uma dinâmica violenta que explícita ou tacitamente desvincula as mulheres do escopo da Sabedoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiana Lopes Stephan, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ), na linha de pesquisa Currículo, Ensino e Diferença.

Downloads

Publicado

2025-03-07

Como Citar

Lopes Stephan, C. (2025). O desejo filosófico por escrita: um problema de gênero | The philosophical desire for writing: a gender trouble: a gender trouble. Revista De Filosofia Aurora, 37, e202531297. https://doi.org/10.1590/2965-1557.037. e202531297

Edição

Seção

Repensando a violência na filosofia: Gênero, Política e Ressignificação