As Formas de Descrição da Vida e da Filosofia | The Ways of Describing Life and Philosophy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980-5934.035.e202329928

Resumo

Esse artigo, instigado sobretudo pelas interpretações de Merleau-Ponty sobre Sócrates e Montaigne e pelo artigo Biografia e autobiografia: tangências e secâncias de Antonio Valverde, discute a relação entre vida e obra, considerando duas perspectivas: a importância da obra para a permanência – memória – de uma existência individual; o alcance e a validade filosófica da estratégia metodológica de recorrer ao exame de biografias e autobiografias para interpretar uma determinada obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ericson Sávio Falabretti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Filosofia pela UFSCar, desenvolve pesquisas nas linhas de ética e epistemologia. No primeiro caso, como parte do projeto O liberalismo político e seus críticos, os trabalhos estão organizados em torno da obra de Rousseau e do pensamento político desenvolvido nos séculos XVII e XVIII. Na linha de epistemologia, ligado ao projeto Subjetividade e conhecimento, os trabalhos de pesquisa contemplam, sobretudo, a obra de Merleau-Ponty e estão dirigidos para o exame dos seguintes temas: comportamento, consciência, corpo, espaço, estrutura.

Downloads

Publicado

2023-05-23

Como Citar

Sávio Falabretti, E. (2023). As Formas de Descrição da Vida e da Filosofia | The Ways of Describing Life and Philosophy. Revista De Filosofia Aurora, 35. https://doi.org/10.7213/1980-5934.035.e202329928

Edição

Seção

Festschrift em homenagem ao Professor Antonio José Romera Valverde