EL ARTE COMO MANIPULACIÓN EN ABY WARBURG
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2542Resumo
Al definir al hombre, Aby Warburg pone al centro de su consideración el concepto de manipulación. La existencia humana estaría caracterizada por el contacto con objetos externos, lo cual se aprecia tanto en el uso de utensilios como en la creación artística. Mientras para el primer caso Warburg habla de un sentimiento trágico producto de la extensión de lo orgánico a lo inorgánico del objeto, en el caso del arte la noción de tragedia es omitida. Este artículo propone una interpretación de esta diferencia sostenida en el análisis comparativo de textos de Warburg y de algunos autores que lo infl uenciaron.Downloads
Referências
BINSWANGER, L.; WARBURG, A. La guarigione infi nita: Storia clinica di Aby Warburg. Vicenza: Neri Pozza, 2008.
CARLYLE, T. Sartor resartus. Madrid: Editorial Fundamentos, 1976.
CASSIRER, E. Las ciencias de la cultura. 4. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1975.
CASSIRER, E. Eidos ed eidolon. Il problema del bello e dell’arte nei dialoghi di Platone. In: WARBURG, A.; CASSIRER, E. Il mondo di ieri. Lettere. Turín: Nino Aragno, 2003. p. 129-168.
DIDI-HUBERMAN, G. Conoscenza par fusée. Warburg e Binswanger. In: CIERIVIA, C.; MONTANI, P. (Ed.). Lo sguardo di Giano. Aby Warburg fra tempo e memoria. Turín: Nino Aragno, 2004. p. 249-276.
GHELARDI, M. Una amicizia ‘simbolica’: Aby Warburg e Ernst Cassirer ad Amburgo. In: CIERI-VIA, C.; MONTANI, P. (Ed.). Lo sguardo di Giano. Aby Warburg fra tempo e memoria. Turín: Nino Aragno, 2004. p. 221-248.
GOMBRICH, E. Aby Warburg. Una biografi a intellettuale. Milán: La Feltrinelli, 2003.
NABER, C. Pompeji in Neu-Mexico: Aby Warburgs amerikanische Reise. Freibeuter, v. 38, p. 88-97, 1988.
RAMPLEY, M. “From Symbol to Allegory: Aby Warburg’s Theory of Art”. The Art Bulletin, v. 79, n. 1, p. 41-55, 1997.
SETTIS, S. Verso una storia naturale dell’arte: Aby Warburg davanti a un rinascimento indoamericano (1895). In: WARBURG, A. Gli Hopi. La sopravvivenza dell’umanità primitiva nella cultura degli indiani dell’America del Nord. Turín: Nino Aragno Editore, 2006. p. 7-13.
SEVERI, C. L’antropologia possibile di Aby Warburg. In: CIERI-VIA, C.; MONTANI, P. (Ed.). Lo sguardo di Giano. Aby Warburg tra tempo e memoria. Turín: Nino Aragno, 2004. p. 477-522.
STEINBERG, M. Aby Warburg’s Kreuzlingen lecture: a Reading. In: WARBURG, A. Images from the Region of the Pueblo Indians of North America. Ithaca: Cornell University Press, 1995. p. 59-114.
STIMILLI, D. “La tintura de Warburg”. In WARBURG, A.; BINSWANGER, L. La guarigioni infi nita. Storia clinica di Aby Warburg. Vicenza: Neri Pozza, 2008, p. 9-36.
VISCHER, T. Il simbolo. In: VISCHER, R.; VISCHER, F. T. Simbolo e forma. Turín: Nino Aragno, 2003. p. 107-166.
WARBURG, A. Arte del ritratto e borghesia Fiorentina: Domenico Ghirlandaio in Santa Trinita: I ritratti di Lorenzo de’Medici e dei suoi familiari. In: WARBURG, A. La rinascita del paganesimo antico. Florencia: La Nuova Italia, 2000. p. 109-146.
WARBURG, A. Mnemosyne. L’Atlante delle immagini. Turín: Nino Aragno, 2002.
WARBURG, A. Gli Hopi. La sopravvivenza dell’umanità primitiva nella cultura degli indiani dell’America del Nord. Turín: Nino Aragno, 2006a.
WARBURG, A. Il rituale del serpente: una relazione di viaggio. Milán: Adelphi, 2006b.
WARBURG, A. Burckhardt e Nietzsche. In: WARBURG. A. La rinascita del paganísimo antico e altri scritti (1917-1929). Turín: Nino Aragno, 2007. p. 895-901.
WIND, E. El concepto de Kulturwissenschaft en Warburg y su importancia para la estética. In: WIND, E. La elocuencia de los símbolos. Madrid: Alianza, 1993. p. 63-78.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.