ESTUDANDO TOM ZÉ: TROPICÁLIA E O LIXO LÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.7213/aurora.26.039.AO08Resumo
O presente ensaio apresenta, inicialmente, uma sondagem acerca da compreensão do Brasil contemporâneo pelo pensamento de seus intérpretes mais expressivos. Em seguida, analisa o último balanço da cultura brasileira operado pela Tropicália, um movimento que revolveu os traumas residuais da cultura brasileira ao inventar um padrão de compreensão sob novas chaves estéticas e políticas — em particular, a produção musical do movimento. Por fim, o ensaio analisa o disco Tropicália lixo lógico de Tom Zé, lançado em 2012, perseguindo a linha de discos experimentais e de tese do músico. Nele, o artista retoma criticamente aspectos da cultura brasileira atual, conjugados com os temas culturais dissecados pela Tropicália desde 1967. Como a maioria dos ensaios, este se move por indícios e análises tópicas do disco em questão, a contextualizar e a problematizar a construção da identidade nacional.Downloads
Referências
CHAACHOO, A. La Música Andalusí Al-Ála: historia, concepto y teoria musical. Córdoba: Almuzara, 2011;
FAVARETTO, C. Tropicália: alegoria, alegria. São Paulo: Kairós, 1978;
FAVARETTO, C.A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp, 1992. (Texto e Arte, 6);
FUENTES, A. G. de. Las Jarchas Mozárabes: forma y significado. Barcelona: Crítica, 1994;
MANZANO, R. F.; SIMÓN, E. S. (Org.).Música y Poesía del Sur de Al-Andalus. Granada; Sevilla: Lunwerg, 1995;
PEDRAJAS, R.J. Historia de los mozárabes en Al Ándalus: mozárabes y musulmanes en Al Ándalus – ¿relaciones de convivencia?, ¿o de antagonismo y lucha? Córdoba: Almuzara, 2013;
OVIDIO [Publio Ovidio Nasone]. Metamorfosi. A cura di Nino Scivoletto.
Roma: UTET, 2013;
SCHWARZ, R. O Pai de Família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978;
SCHWARZ, R. Remarques sur la culture et la politique au Brésil : 1964-1969. Les Temps Modernes, n. 288, p. 37-63, juil. 1970;
SCHWARZ, R. Corações Veteranos. Rio de Janeiro: Frenezi, 1974;
TOM ZÉ. Coisa de estrangeiro falando coisa do Brasil, esse tipo de coisa na qual a gente se sente uma coisa. O Estado de São Paulo, 9 maio 1999. Caderno 2;
TOM ZÉ. Tropicália lixo lógico. Produtor: Daniel Maia. São Paulo: Tom Zé, 2012. 1 CD. Acompanha encarte;
VELOSO, C. Alegria, alegria. Rio de Janeiro: Pedra Q Ronca, 1977;
VELOSO, C. Desde que o samba é samba. Intérpretes: Caetano Veloso e
Gilberto Gil. In: VELOSO, C.; GIL, G. Tropicália 2. [s.l.]: WEA, 1993. 1 CD;
VELOSO, C. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997;
VELOSO, C. “Lixo Lógico” Parte I. Jornal O Globo, 05 ago. 2012;
WOOLF, V. O valor do riso e outros ensaios. Trad. Leonardo Fróes. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.