Mapeamento sobre abordagens psicológicas especializadas em pacientes renais crônicos em hemodiálise: revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.113.AO015

Resumo

Com o objetivo de mapear e analisar o conhecimento produzido sobre abordagens psicológicas especializadas e seus resultados em pacientes renais crônicos em hemodiálise, foi conduzida revisão de escopo cuja amostra foi composta por 23 artigos de diferentes países. Teoria cognitivo-comportamental, análise do comportamento e psicoterapia de orientação psicanalítica foram exemplos de abordagens utilizadas. Houve relato de melhoras psíquicas, no enfrentamento, na adaptação ou nas novas condições de vida durante o tratamento. Apesar dos relatos de resultados positivos, o número de estudos publicados no período e bases consultadas foi considerado pequeno. Diante dos impactos negativos causados pela DRC na saúde mental dos pacientes e das necessidades adaptativas impostas pela doença e pela hemodiálise, identifica-se a necessidade de produção e divulgação de pesquisas que explorem os resultados de suporte psicológico regular e especializado junto a esses pacientes e ofereçam subsídios para profissionais no ensino e na prática clínica.

Palavras-chave: Diálise Renal; Psicologia; Psicoterapia; Saúde Mental, Doença renal crônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Di Lollo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos - SP, Brasil. 

Beatriz Maria Jorge, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Coxim - MS, Brasil.

Anamaria Alves Napoleão, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Di Lollo, M. C., Jorge, B. M., & Alves Napoleão, A. (2023). Mapeamento sobre abordagens psicológicas especializadas em pacientes renais crônicos em hemodiálise: revisão de escopo. Psicologia Argumento, 41(113). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.113.AO015