Avaliação da percepção e moralidade de universitários diante dos fenômenos “cães abandonados” e “acumuladores de animais”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO01

Palavras-chave:

Animais de rua, transtorno de acumulação, bioética, moralidade teoria do desenvolvimento moral de Kholberg.

Resumo

O ensino superior deve oferecer aos universitários oportunidades de se tornarem agentes morais, cujos parâmetros decisórios devem ser balizados por princípios éticos, caso contrário os atores sem poder de decisão, denominados de pacientes morais, podem se tornar vulneráveis. O objetivo da pesquisa foi levantar a linha de base dos fenômenos “cães abandonados” e “acumuladores de animais” em mídias populares (Estudo I) e avaliar a percepção dessa temática e nível de moralidade de universitários (Estudo II). Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa transversal por meio de análise do conteúdo veiculado nas mídias digitais e da participação em questionário. Os principais resultados do Estudo I, refletiram o padrão imediatista contemporâneo de enfrentamento de problemas complexos utilizando-se de procedimentos paliativos, nos quais é enaltecido o problema e não os valores e crenças do agente moral. No Estudo II, a maioria dos 160 respondentes possui cães de estimação e percebem os animais errantes, porém suas argumentações ainda refletem os estágios iniciais do desenvolvimento moral, tendendo para o senso comum e refletindo mais o teor das notícias, ao invés de representarem reflexões amadurecidas. Conclui-se que o entendimento da necessidade do bem-estar dos animais e das pessoas, não foi permeado pela compreensão de valores e princípios éticos, mas, todavia, são expressões de suas emoções evidenciando a não internalização dos princípios éticos, sendo os atos julgados pelas consequências, demandando a intervenção de programas educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do PAraná

Bacharel e Licenciada em Biologia/PUCPR, Licenciada em Arte Educação/FAP, Mestre e Doutora em Zoologia, Pós-doutora em ĺEcologia Química. Docente dos Cursos de Biologia, Psciologia e Pós-Graduação em Bioética/PUCPR. Ex editora chefe da Revista Estudos de Biologia. Ex Coordenadora CEUA/PUCPR. Lider do Grupo de Pesquisa Bioética Ambiental.

Amanda Amorim Zanatta, Pontifícia Universidade Católica do PAraná

Licienciada em Ciências Biológicas PUCPR, Mestre em Bioética PPGB/PUCPR, Professora ensino básico

Ana Maria Moser, Pontifícia Universidade Católica do PAraná

Mestre e doutora em psicologia, docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Referências

Arluke, A., Frost R., Steketee, G., Patronek, G., Luke, C., Messner, E., Nathanson, J., & Papazian, M. (2002). Press Reports of animal hoarding. Society & Animals, 10, 113-135.

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. (3ª ed.). Lisboa: Edições 70.

Bataglia, P. U. R.; Morais, A., & Lepre, R. M. (2010). A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. Estudos de Psicologia, São Paulo, 15(1), 25-32.

Bauman, Z. (2004) Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. São Paulo: Zahar.

Biaggio, A. M.B. (1975). Um estudo intercultural sobre julgamento moral: comparação entre universitários norte-americanos e brasileiros na escala de julgamento moral de Kohlberg. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, 27, 71-81.

Biaggio, A.M.B. (1997). Kohlberg e a" Comunidade Justa": promovendo o senso ético e a cidadania na escola. Psicologia: reflexão e crítica, 10, 47-69.

Biaggio, Â. M. B., Vargas, G. D. O., Monteiro, J. K., Souza, L. K. D., & Tesche, S. L. (1999). Promoção de atitudes ambientais favoráveis através de debates de dilemas ecológicos. Estudos de Psicologia, 4(2), pp. 221-238.

Bogo, A. C., Martins, F. B., & Laurenti, C. (2020). Contribuições da Psicologia a um projeto interdisciplinar de Educação Ambiental. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 11(2), 230.

Cabral, F. G. D. S., & Savalli, C. (2020). Sobre a relação humano-cão. Psicologia USP, 31,1-9.

Ferreira, E. A. (2017). Acumuladores de animais: caracterização do perfil psicopatológico. (Dissertação de Mestrado em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre) Recuperado de http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7151

Fischer, M.L.; Cunha, T.R.; Sganzerla, A.; Renk, V. & Santos, J. Z. (2017). Da Ética Ambiental à Bioética Ambiental: antecedentes, trajetórias e perspectivas. História, ciência e saúde -Manguinhos, 24(2), 391-409.

Fischer, M. L., Cunha, T. R., Moser, A. M., & Diniz, A. L. F. (2018). Metodologias inovadoras no ensino da bioética para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Revista EDaPECI, 18(2), 128-142.

Fischer, M.L., Meireles, J.L. & Esturião, H.F. (2019). A proteção dos animais no brasil e em Portugal, sob uma perspectiva da Bioética. RJLB 5(1): 1581-1614.

Fischer, M.L., Moser, A.M. & Diniz, A.L.F. (2016) Bioética e Educação: a Utilização do Nivelamento Moral como Balizador para Construção de um Agente Moral Consciente, Autônomo e Reflexivo. in Renk, V.E. (org) Bioética e Educação: Múltiplos Olhares . Curitiba, Prisma, 2016. pp..33-67.

Francione, G. L. (2013). Introdução aos direitos animais: seu filho ou seu cachorro? Campinas: ed. Unicamp.

Galvão, L. K. S. & Camino, C. P. S. (2011). Julgamento moral sobre pena de morte e redução da maioridade penal. Psicologia & Sociedade, 23 (2), 228-236.

Garcia, R. C. M., Calderón, N. & Ferreira, F. (2012). Consolidação das diretrizes internacionais de manejo de populações caninas em áreas urbanas e proposta de indicadores para seu gerenciamento. Revista Panamericana Salud Publica, 32(2), pp.140-144.

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia estatística. (2013). Percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas, Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Recuperado de http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl.asp?z=p&o=23&i=P&c=4930.

Kohlberg, L. (1969). Stage and Sequence: the Cognitive-Developmental Approach to Socialization, Goslin, DA (ed.), Handbook of Socialization and Endash; Theory and research. Chicago: McNally.

Muliterno, T., & Tahim, J. M. (2020). O meu, o teu ou o nosso animal de estimação? uma abordagem jurídico-sociológica. Ponto de Vista Jurídico, 9(1), 142-161.

Ribeiro, J. P. (2019). Ambientalidade, Co-existência e Sustentabilidade: Uma Gestalt em Movimento. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(4), 896-914.

Sampaio, L. R. (2017). A psicologia e a educação moral. Psicologia: Ciência e Profissão, 27(4), pp. 584-595.

Severo, J. L. R. L., Carreiro, G. N., Morais, M. S., Paiva, C. L. C., & Duré, R. C. 2020. “Ser estudante” no ensino superior: aspectos valorativos da experiência na perspectiva discente. Linhas Críticas, 26, ahead of print.

Seixas, A. T. F. (2012). Gestão de cães e gatos errantes na área da grande Lisboa. Faculdade de medicina veterinária. 1, 2-69.

Silva, R. P. & Ribeiro, V. M. B. (2009). Inovação curricular nos cursos de graduação em Medicina: o ensino da bioética como uma possibilidade. Revista Brasileira de Educação Médica, 33(1): pp.134-143.

Silva-Júnior, A. B., de Oliveira, C. S. F., de Magalhães, D. F., Soares, L. B. G., Xaulim, G. D. M. D. R., de Castro Teotônio, H., & Paiva, M. T. (2019). Transtorno de Acumulação de Animais: identificação, classificação e possíveis medidas a serem tomadas. CRMV-MG, 143, 24-28.

Singer, P. (2004). Libertação Animal. Porto Alegre: Lugano.

Souza, L. K. (2008). O debate de dilemas morais na universidade. Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), pp.169-183.

Todorov, J. C., da Silva França, B. M. B., & Andrade, Y. S. (2020). Comportamento politicamente correto de participantes humanos na pesquisa analítico-comportamental. In Todorov (org) Comportamento e Cultura, Brasilira: Technopolitik, pp. 16-25.

Wright, J. T., & Giovinazzo, R. A. (2000). Delphi: uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo. Caderno de Pesquisas em Administração, 1(12), pp.54-65

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Fischer, M. L., Zanatta, A. A., & Moser, A. M. (2022). Avaliação da percepção e moralidade de universitários diante dos fenômenos “cães abandonados” e “acumuladores de animais”. Psicologia Argumento, 40(110). https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO01

Edição

Seção

Artigos