Estudos longitudinais sobre desenvolvimento moral de adolescentes: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.97.AO04

Palavras-chave:

Psicologia do Desenvolvimento, Moralidade, Estudos longitudinais, Adolescentes, Revisão sistemática

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura para verificar como o método longitudinal tem sido aplicado em estudos sobre o desenvolvimento moral de adolescentes. Foram realizadas buscas nas bases de dados PsycINFO e Periódicos Capes, utilizando termos como moralidade, adolescente e desenvolvimento moral. Foram identificados 6.229 artigos, dos quais 13 foram selecionados considerando critérios de inclusão e exclusão. Todos os artigos foram publicados entre os anos de 2008 e 2015. Os estudos apresentaram perspectivas teóricas diversas, abordando temas como formação da identidade, socialização, empatia, comprometimento religioso, e o julgamento moral. Ainda, identificou-se que os estudos analisaram um grande número de variáveis operacionalizadas. Observou-se que os estudos tiveram duração curta, utilizando de duas a três medidas, com pequeno intervalo de tempo entre elas. Todos os estudos efetuaram análises estatísticas avançadas. Concluiu-se que existe a necessidade de aperfeiçoar e incentivar o uso de estudos longitudinais sobre a moralidade.

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Publicado

2020-02-11

Como Citar

Abreu, E. L. de, & Alencar, T. L. F. de. (2020). Estudos longitudinais sobre desenvolvimento moral de adolescentes: uma revisão sistemática. Psicologia Argumento, 37(97), 351–366. https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.97.AO04

Edição

Seção

Artigos