Estudos longitudinais sobre desenvolvimento moral de adolescentes: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.97.AO04Palavras-chave:
Psicologia do Desenvolvimento, Moralidade, Estudos longitudinais, Adolescentes, Revisão sistemáticaResumo
O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura para verificar como o método longitudinal tem sido aplicado em estudos sobre o desenvolvimento moral de adolescentes. Foram realizadas buscas nas bases de dados PsycINFO e Periódicos Capes, utilizando termos como moralidade, adolescente e desenvolvimento moral. Foram identificados 6.229 artigos, dos quais 13 foram selecionados considerando critérios de inclusão e exclusão. Todos os artigos foram publicados entre os anos de 2008 e 2015. Os estudos apresentaram perspectivas teóricas diversas, abordando temas como formação da identidade, socialização, empatia, comprometimento religioso, e o julgamento moral. Ainda, identificou-se que os estudos analisaram um grande número de variáveis operacionalizadas. Observou-se que os estudos tiveram duração curta, utilizando de duas a três medidas, com pequeno intervalo de tempo entre elas. Todos os estudos efetuaram análises estatísticas avançadas. Concluiu-se que existe a necessidade de aperfeiçoar e incentivar o uso de estudos longitudinais sobre a moralidade.Downloads
Referências
Caprara, G.V., Tisak, M.S., Alessandri, G., Fontaine, R.G., Fida, R, & Paciello, M. (2014). The Contribution of Moral Disengagement in Mediating Individual Tendencies Toward Aggression and Violence. Developmental Psychology, 50, 71-85. doi: 10.1037/a0034488.
Carlo, G., Mestre, M.V., Samper, P., Tur, A., & Armenta, B.E. (2011). The longitudinal relations among dimensions of parenting styles, sympathy, prosocial moral reasoning, and prosocial behaviors. International Journal of Behavioral Development, 35, 116-124. doi: 10.1177/0165025410375921
Cozby, P. C. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas.
Dumas, T.M., Lawford, H., Tieu, T., & Pratt, M.W. (2009). Positive Parenting in Adolescence and Its Relation to Low Point Narration and Identity Status in emerging Adulthood: A Longitudinal Analysis. Developmental Psychology, 45, 1531-1544. doi: 10.1037/a0017360
Huuskes, L., Ciarrochi, J., & Heaven, P.C.L. (2013). The longitudinal relationships between adolescent religious values and personality. Journal of Research in Personality,47, 483-487. doi: 10.1016/j.jrp.2013.04.010
Impett, E.A., Sorsoli, l., Schooler, D., Henson, J.M., & Tolman, D.L. (2008). Girls’ Relationship Authenticity and Self-esteem Across Adolescence. Developmental Psychology, 44, 722-733. doi: 10.1037/0012-1649.44.3.722
Kohlberg, L. (1984). Essays on Moral Development. The Psychology of Moral Development: The Nature and Validity of Moral Stages. Vol. 2. San Francisco: Harper & Row.
Krettenauer, T., Colasante, T., buchman, M., & Malti, T. (2014). The development of Moral Emotions and Decision Making From Adolescence to Adulthood: A 6-Year Longitudinal Study. Journal of Youth Adolescence, 43, 583-596. doi: 10.1007/s10964-013-9994-5
Lee, C., Cronley, C., White, H.R., Mun, E., Stouthamer-Loeber, & Loeber, R. (2012). Racial Differences in the Consequences of Childhood Maltreatment for Adolescent and Young Adult Depression, Heavy Drinking, and Violence. Journal of Adolescent Health, 50, 443-449. doi: 10.1016/j.jadohealth.2011.09.014
Liljeberg, J.F., Eklund, J.M., Fritz, M.V., & Klinteberg, B. (2011). Poor school bonding and delinquency over time: Bidirecional effects and sex differences. Journal of Adolescence, 34, 1-9. doi: 10.1016/j.adolescence.2010.03.008
Mayhew, M.J., Seifert, T.A., & Pascarella, E.T. (2010). A Multi-Institutional Assessment of Moral Reasoning Development among First-Year Students. The Review of Higher Education, 33, 357-390. doi: 10.1353/rhe.0.0153
Padila-Walker, L.M., Fraser, A.M., & Harper, J.M. (2012). Walking the walk: The moderating role of proactive parenting on adolescents’ value-congruent behaviors. Journal of Adolescence, 35, 1141-1152. doi: 10.1016/j.adolescence.2012.03.003
Parke, R.D., Ornstein, P.A., Rieser, J.J., & Zahn-Waxler, C. (Eds.) (1994). A Century of developmental psychology. Wasington, DC: American Psychological Association.
Schnitker, S.A., Felke, T.J., Barrett, J.L., & Emmons, R.A. (2014). Longitudinal Study of Religious and Spiritual Transformation in Adolescents Attending Young Life Summer Camp: Assessing the Epistemic, Intrapsychic, and Moral Sociability Functions of Conversion. Psychology of Religion and Spitiruality, 6, 83-93. doi: 10.1037/a0035359
Shaughnessy, J.J., Zechmeister, E.B., & Zechmeister, J.S. (2012). Metodologia de Pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: AMGH.
Turiel, E., Edwards, C.P., & Kohlberg, L. (1978). Moral Development in Turkish Children, Adolescents and Young Adults. Journal of Cross-Cultural Psychology, 9, 75-85.
Van der Velden, F., Brugman, D., Boom, J., & Koops, W. (2010). Moral cognitive processes explaining antisocial behavior in young adolescents. International Journal os Behavioral Development, 34, 292-301. doi: 10.1177/0165025409343705
Zaff, J.F., Kawashima-Ginsberg, K., lin, E.S., Lamb, M., Balsamo, A., & Lerner, R.M. (2011). Developmental trajectories of civic engagement across adolescence: Disaggregation of an integrated construct. Journal of Adolescence, 34, 1207-1220. doi: 10.1016/j.adolescence.2011.07.005
Zelli, A., Mallia, L., & Lucidi, F. (2010). The contribution of interpersonal appraisals to a social-cognitive analysis of adolescents’ doping use. Psychology of Sport and Exercise, 11, 304-311. doi: 10.1016/j.psychsport.2010.02.008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.