A Educação Inclusiva e os Transtornos Específicos de Aprendizagem: em foco a Dislexia
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.99.AO02Palavras-chave:
Dislexia, Educação Inclusiva, Necessidades Educacionais Especiais, PEI, PDIResumo
Este trabalho é um ensaio sobre educação inclusiva dislexia, apoiando-se em leis e referenciais teóricos. Justifica-se esta discussão pela constatação de que a educação inclusiva ainda não é uma realidade plenamente efetivada em nossas escolas por várias razões. Assim, apresentamos a base legal vigente da inclusão de alunos disléxicos no ensino regular; as principais intervenções pedagógicas apropriadas; a definição e as características da dislexia; as principais adaptações recomendadas em sala de aula, incluindo as avaliativas e a confecção e a execução do Plano de Ensino Individual (PEI) ou Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). A principal conclusão é a de que as escolas devem seguir as leis que garantem a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) em salas regulares de ensino por meio da confecção e da execução do PEI dos alunos, de acordo com as suas necessidades, e da utilização de métodos de alfabetização apropriados em larga escala, que favoreçam tanto alunos disléxicos quanto crianças neurotípicas.
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