Prevenção do assédio moral no trabalho na visão de servidores público do judiciário
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.94.AO07Palavras-chave:
Assédio Moral, Serviço Público, Prevenção, Trabalho.Resumo
O assédio moral (AM) no trabalho é um fenômeno em expansão, devido às práticas associadas aos modos de gestão atuais. Destacam-se também os prejuízos na saúde das vítimas de AM, justificando a importância de combatê-lo. Investigou-se, na visão dos servidores público do judiciário, o que pode auxiliar na prevenção do assédio moral no trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo com delineamento exploratório. Foram participantes da pesquisa 15 servidores de uma Instituição do Poder Judiciário na Região Sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, classificando as intervenções voltadas para a prevenção do AM em três níveis: nível 1 para indivíduos envolvidos diretamente; nível 2 para grupos de trabalho; nível 3 com foco na organização e gestão do trabalho. Os resultados indicaram a necessidade de intervenções abrangentes voltadas para o fortalecimento da comunicação, apoio e cooperação no trabalho, criação de canais de escuta e de apoio psicológico, treinamento/desenvolvimento de gestores e intervenções direcionadas para uma cultura mais democrática e não violenta na organização pública estudada. Estes achados foram discutidos à luz da abordagem da Psicodinâmica do Trabalho, a qual destaca que o espaço para diálogo, o reconhecimento e a cooperação são elementos essenciais para a construção de um coletivo de trabalho e para a saúde mental. Conclui-se que, diante da multidimensionalidade do AM no trabalho, são necessárias diversificadas intervenções em prol da sua prevenção e promoção de um contexto de trabalho mais saudável.Downloads
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