Vergonha e honra: O juízo moral de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.99.AO08Palavras-chave:
Moralidade, vergonha, afetividade, universitáriosResumo
O presente estudo buscou investigar o juízo moral dos participantes sobre o que o protagonista de uma história que cometeu uma falta moral relacionada à honra deveria sentir; bem como averiguar se os participantes associam, espontaneamente, o sentimento de vergonha a esta pessoa. Realizaram-se entrevistas individuais com 40 universitários, com base no método clínico piagetiano (Piaget, 1932/1994). Os resultados demonstram que a maioria dos participantes atribuiu o sentimento de vergonha ao protagonista da história, e as justificativas fazem alusão principalmente à vergonha como correspondente a um controle interno e externo simultaneamente, e o argumento mais utilizado refere-se ao fato de que a reação foi na forma errada. Espera-se que este trabalho contribua com a reflexão sobre a relação entre o sentimento da vergonha e o universo moral dos universitários. Assim, ao destacar que o sentimento de vergonha equivale tanto a um controle interno quanto externo, almejamos subsidiar e promover a realização de outros estudos que investiguem a influência da afetividade na moralidade.
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