O lugar da psicologia no ensino médio: a arte como mediação do trabalho com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.93.AO03Palavras-chave:
Orientação Profissiona, Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Escolar, AdolescênciaResumo
O artigo apresenta um recorte de pesquisa, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, que objetivou investigar a vivência do período pré-vestibular por adolescentes. As informações foram construídas em 15 encontros, mediados por expressões artísticas, com um grupo de estudantes que cursavam o terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular. Como resultado, evidenciou-se que muitos são os cenários que constituem as escolhas profissionais dos jovens e interferem na configuração dos seus modos de pensar o mundo e a si próprios, em relação à escolha da profissão e ao futuro. Há relevância do papel dos professores e da instituição escolar no direcionamento das escolhas dos adolescentes que parecem sucumbir à força exercida pelo social, afastando-se das possibilidades de protagonismo de suas histórias. Os encontros, mediados pela reflexão sobre suas condições de vida e futuro, se configuraram como possibilidade de ressignificação dessas relações.
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