O lugar da psicologia no ensino médio: a arte como mediação do trabalho com adolescentes

Autores/as

  • Fernanda Pereira Medeiros
  • Guilherme Siqueira Arinelli Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Vera Lúcia Trevisan Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.93.AO03

Palabras clave:

Orientação Profissiona, Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Escolar, Adolescência

Resumen

O artigo apresenta um recorte de pesquisa, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, que objetivou investigar a vivência do período pré-vestibular por adolescentes. As informações foram construídas em 15 encontros, mediados por expressões artísticas, com um grupo de estudantes que cursavam o terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular. Como resultado, evidenciou-se que muitos são os cenários que constituem as escolhas profissionais dos jovens e interferem na configuração dos seus modos de pensar o mundo e a si próprios, em relação à escolha da profissão e ao futuro. Há relevância do papel dos professores e da instituição escolar no direcionamento das escolhas dos adolescentes que parecem sucumbir à força exercida pelo social, afastando-se das possibilidades de protagonismo de suas histórias. Os encontros, mediados pela reflexão sobre suas condições de vida e futuro, se configuraram como possibilidade de ressignificação dessas relações.

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Biografía del autor/a

Fernanda Pereira Medeiros

Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, inserida na linha de pesquisa “Intervenções psicológicas e processos de desenvolvimento humano”, Campinas, São Paulo, Brasil.

Guilherme Siqueira Arinelli, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestrando em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, inserido na linha de pesquisa “Intervenções psicológicas e processos de desenvolvimento humano”, Campinas, São Paulo, Brasil.

Vera Lúcia Trevisan Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, inserida na linha de pesquisa “Intervenções psicológicas e processos de desenvolvimento humano”, Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2019-11-22

Cómo citar

Medeiros, F. P., Arinelli, G. S., & Souza, V. L. T. (2019). O lugar da psicologia no ensino médio: a arte como mediação do trabalho com adolescentes. Psicologia Argumento, 36(93), 313–327. https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.93.AO03

Número

Sección

Artigos