Relação entre práticas parentais e habilidades sociais de crianças do Ensino Fundamental de escola pública
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO03Palavras-chave:
Práticas Parentais, Habilidades Sociais, CriançasResumo
A família tem importância significativa na educação e no desenvolvimento da criança, agindo no aprendizado de novos repertórios sociais. Este trabalho teve por objetivo verificar a relação entre práticas parentais e habilidades sociais de crianças do 6º ao 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Participaram do estudo 28 crianças de 10 a 13 anos de idade, de ambos os sexos. Para a coleta de dados utilizou-se os instrumentos: Inventário de Estilos Parentais (IEP) e Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (IMHSC). Primeiramente, foi aplicado o IEP, em que a criança deveria responder sobre a frequência com que a figura paterna agiria na situação apresentada. Em seguida, foi aplicado o IMHSC, em que o participante deveria indicar a sua reação diante das situações interpessoais apresentadas. Para a análise de dados, foi utilizado o teste qui-quadrado para verificar a correlação estatística entre as variáveis estudadas, considerando a diferença significativa de valor maior ou igual a 0,05. Como resultado, nas habilidades sociais verificou-se que 100% dos participantes apresentaram comportamento socialmente habilidoso. Nas práticas parentais, 57% apresentaram práticas positivas e 43% práticas negativas. Na correlação entre as variáveis, verificou-se que independentemente de ser prática positiva ou negativa todos apontaram comportamento social habilidoso. Conclui-se, portanto, que as práticas educativas positivas são as mais utilizadas. No entanto, as duas variáveis devem ser analisadas isoladamente, pois não houve correlação estatisticamente significativa (valor 0,04496) entre habilidades sociais e práticas parentais, ou seja, não se pode afirmar que uma variável pode interferir na outra.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-11-24
Como Citar
Torquato Paes de Sousa, H., & Löhr-Tacla, T. (2017). Relação entre práticas parentais e habilidades sociais de crianças do Ensino Fundamental de escola pública. Psicologia Argumento, 33(80). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO03
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.