Relação entre práticas parentais e habilidades sociais de crianças do Ensino Fundamental de escola pública

Autores/as

  • Hellysana Torquato Paes de Sousa
  • Thaise Löhr-Tacla

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO03

Palabras clave:

Práticas Parentais, Habilidades Sociais, Crianças

Resumen

A família tem importância significativa na educação e no desenvolvimento da criança, agindo no aprendizado de novos repertórios sociais. Este trabalho teve por objetivo verificar a relação entre práticas parentais e habilidades sociais de crianças do 6º ao 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Participaram do estudo 28 crianças de 10 a 13 anos de idade, de ambos os sexos. Para a coleta de dados utilizou-se os instrumentos: Inventário de Estilos Parentais (IEP) e Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (IMHSC). Primeiramente, foi aplicado o IEP, em que a criança deveria responder sobre a frequência com que a figura paterna agiria na situação apresentada. Em seguida, foi aplicado o IMHSC, em que o participante deveria indicar a sua reação diante das situações interpessoais apresentadas. Para a análise de dados, foi utilizado o teste qui-quadrado para verificar a correlação estatística entre as variáveis estudadas, considerando a diferença significativa de valor maior ou igual a 0,05. Como resultado, nas habilidades sociais verificou-se que 100% dos participantes apresentaram comportamento socialmente habilidoso. Nas práticas parentais, 57% apresentaram práticas positivas e 43% práticas negativas. Na correlação entre as variáveis, verificou-se que independentemente de ser prática positiva ou negativa todos apontaram comportamento social habilidoso. Conclui-se, portanto, que as práticas educativas positivas são as mais utilizadas. No entanto, as duas variáveis devem ser analisadas isoladamente, pois não houve correlação estatisticamente significativa (valor 0,04496) entre habilidades sociais e práticas parentais, ou seja, não se pode afirmar que uma variável pode interferir na outra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Torquato Paes de Sousa, H., & Löhr-Tacla, T. (2017). Relação entre práticas parentais e habilidades sociais de crianças do Ensino Fundamental de escola pública. Psicologia Argumento, 33(80). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO03

Número

Sección

Artigos