Clínica psicológica en la educación superior

dimensiones del encuadre terapéutico de un espacio de atención psicosocial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.114.AO11

Resumen

El ambiente académico está marcado por la construcción de saberes y proyectos de vida anclados en la posibilidad de ascensión social, pudiendo convertirse también en un lugar de aprendizaje, dependiendo de factores complejos. El objetivo de este trabajo fue discutir la relevancia de la actuación clínica psicológica del proyecto Espacio de Atención Psicosocial, implementado en la Universidad Estatal de Amazonas. El procedimiento metodológico consistió en conocer las demandas más atendidas en el Espacio, a través del análisis de contenido de los documentos de proyección y actas de sesión, discutiendo los supuestos socioculturales en los que no se cortaban las quejas centrales. Los principales resultados se dividen en cinco dimensiones de análisis: Currículo, didáctica y organización institucional; Aspectos cotidianos, emocionales, afectivos y relacionales; Construcción de identidad; Salud mental; Socioeconómico. Se concluye que la rutina académica provoca y/o profundas dificultades y sufrimientos de diversa índole, por lo que la atención psicológica juega un papel fundamental para ayudar a los estudiantes a afrontar los problemas emocionales, de identidad y profesionales, ofreciendo apoyo, orientación y recursos para promover su bienestar siendo el éxito psicológico y académico.

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Biografía del autor/a

Érica Vidal Rotondano, Universidade do Estado do Amazonas

Psicóloga e mestre em educação pela Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e pesquisadora do grupo Educação Inclusiva e o Aprender na Diversidade. Membro da coordenação do Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO) da UEA.

Munique Therense, Universidade do Estado do Amazonas

Psicóloga e mestre em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde (NEPDS). Membro da coordenação do Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO) da UEA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, cidadania e direitos humanos, ambos da UEA.

Érika da Silva Ramos, Universidade do Estado do Amazonas

Psicóloga pelo Centro Universitário do Norte e licenciada em dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestre em Ensino de Ciências pela UEA e em Educação Especial pela Universidade do Minho. Doutora em Sociedade e cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora da UEA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais sobre direitos humanos e saúde (NEPDS). É membro da coordenação do Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO).

Gizelly de Carvalho Martins, Universidade do Estado do Amazonas

Psicóloga, mestre em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais sobre direitos humanos e saúde (NEPDS). Coordenadora do Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO) da UEA.

Socorro de Fátima Moraes Nina, Universidade do Estado do Amazonas

Psicóloga pelo Centro Universitário do Norte e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Professora Adjunto da UEA. Atua no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEA e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (NISA) e do Nucleo de Estudos Psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde (NEPDS). Atua no Espaço de Atendimento Psicossocial (NEPDS).

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas

Psicólogo, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEA e do Doutorado em Saúde Pública na Amazônia em associação com a UEA/FIOCRUZ/UFAM. Atua ainda como docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM. Pesquisador do Núcleo de Estudos Psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde (NEPDES). Vice-coordenador do Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO).

Publicado

2023-09-25

Cómo citar

Rotondano, Érica V., Therense, M., Ramos, Érika da S., Martins, G. de C., Nina, S. de F. M., & Neves, A. L. M. das. (2023). Clínica psicológica en la educación superior: dimensiones del encuadre terapéutico de un espacio de atención psicosocial. Psicologia Argumento, 41(114). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.114.AO11