Clínica psicológica no ensino superior: dimensões do setting terapêutico de um espaço de atendimento psicossocial

dimensões do setting terapêutico de um espaço de atendimento psicossocial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.114.AO11

Resumo

O ambiente acadêmico é marcado pela construção de saberes e de projetos de vida ancorados na possibilidade de ascensão social, e também pode consistir em um local de adoecimento, a depender de complexos fatores. O objetivo deste trabalho foi discutir a relevância da ação clínica psicológica do projeto Espaço de Atendimento Psicossocial, implementado na Universidade do Estado do Amazonas. O procedimento metodológico consistiu em averiguar as demandas mais atendidas no Espaço, por meio de análise de conteúdo de documentos de triagem e relatos de sessão, discutindo as premissas socioculturais em que as queixas centrais estavam incutidas. Os principais resultados foram alocados em cinco dimensões de análise: Currículo, didática e organização institucional; Cotidiano, aspectos emocionais, afetivos e relacionais; Construção da identidade; Saúde mental; Socioeconômica. Concluiu-se que o cotidiano acadêmico suscita e/ou aprofunda dificuldades e sofrimentos de diferentes ordens, então o atendimento psicológico desempenha um papel essencial para auxiliar os estudantes a lidarem com questões emocionais, identitárias e profissionais, oferecendo suporte, orientação e recursos para promover seu bem-estar psicológico e sucesso acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Vidal Rotondano, Universidade do Estado do Amazonas

Psicóloga e mestre em educação pela Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e pesquisadora do grupo Educação Inclusiva e o Aprender na Diversidade. Membro da coordenação do Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO) da UEA.

Munique Therense, Universidade do Estado do Amazonas

Psicóloga e mestre em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde (NEPDS). Membro da coordenação do Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO) da UEA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, cidadania e direitos humanos, ambos da UEA.

Érika da Silva Ramos, Universidade do Estado do Amazonas

Psicóloga pelo Centro Universitário do Norte e licenciada em dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestre em Ensino de Ciências pela UEA e em Educação Especial pela Universidade do Minho. Doutora em Sociedade e cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora da UEA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais sobre direitos humanos e saúde (NEPDS). É membro da coordenação do Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO).

Gizelly de Carvalho Martins, Universidade do Estado do Amazonas

Psicóloga, mestre em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais sobre direitos humanos e saúde (NEPDS). Coordenadora do Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO) da UEA.

Socorro de Fátima Moraes Nina, Universidade do Estado do Amazonas

Psicóloga pelo Centro Universitário do Norte e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Professora Adjunto da UEA. Atua no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEA e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (NISA) e do Nucleo de Estudos Psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde (NEPDS). Atua no Espaço de Atendimento Psicossocial (NEPDS).

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas

Psicólogo, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEA e do Doutorado em Saúde Pública na Amazônia em associação com a UEA/FIOCRUZ/UFAM. Atua ainda como docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM. Pesquisador do Núcleo de Estudos Psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde (NEPDES). Vice-coordenador do Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO).

Downloads

Publicado

2023-09-25

Como Citar

Rotondano, Érica V., Therense, M., Ramos, Érika da S., Martins, G. de C., Nina, S. de F. M., & Neves, A. L. M. das. (2023). Clínica psicológica no ensino superior: dimensões do setting terapêutico de um espaço de atendimento psicossocial: dimensões do setting terapêutico de um espaço de atendimento psicossocial. Psicologia Argumento, 41(114). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.114.AO11