Sentimento de empatia em crianças: análise de duas escalas
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO04Palabras clave:
Empatia, Escala de Avaliação, Interação SocialResumen
A empatia faz parte do repertório das habilidades sociais e consiste na capacidade de ter preocupação com o outro. Nesse processo, tanto aspectos cognitivos quanto afetivos devem ser considerados. Esse sentimento se desenvolve muito cedo nas crianças, entretanto de formas diferentes, o que pode significar uma dificuldade no entendimento de algumas normas sociais e controle de emoções, estando relacionado a conflitos entre os pares e com adultos. A fim de verificar esses contrastes, o presente estudo teve como objetivo analisar duas escalas de empatia para crianças e verificar se há diferenças em relação à sexo e idade. A amostra do presente estudo foi composta de 34 participantes (21 do sexo masculino e 13 feminino), entre 6 a 11 anos, que frequentavam duas instituições de duas cidades do interior do Estado de São Paulo. Foram utilizadas a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA) e a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI), a fim de verificar a diferenciação entre elas nessa população. Os resultados evidenciaram correlações entre as escalas, mas não apresentou correlação significativa entre sexo e idade. As crianças no geral, apresentaram respostas empáticas. Discutimos a importância de mais pesquisas sobre empatia nessa faixa etária, devido à sua importância na construção de relações sociais e no desenvolvimento saudável da criança.
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