Sentimento de empatia em crianças: análise de duas escalas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO04

Keywords:

Empatia, Escala de Avaliação, Interação Social

Abstract

A empatia faz parte do repertório das habilidades sociais e consiste na capacidade de ter preocupação com o outro. Nesse processo, tanto aspectos cognitivos quanto afetivos devem ser considerados. Esse sentimento se desenvolve muito cedo nas crianças, entretanto de formas diferentes, o que pode significar uma dificuldade no entendimento de algumas normas sociais e controle de emoções, estando relacionado a conflitos entre os pares e com adultos. A fim de verificar esses contrastes, o presente estudo teve como objetivo analisar duas escalas de empatia para crianças e verificar se há diferenças em relação à sexo e idade. A amostra do presente estudo foi composta de 34 participantes (21 do sexo masculino e 13 feminino), entre 6 a 11 anos, que frequentavam duas instituições de duas cidades do interior do Estado de São Paulo. Foram utilizadas a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA) e a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI), a fim de verificar a diferenciação entre elas nessa população. Os resultados evidenciaram correlações entre as escalas, mas não apresentou correlação significativa entre sexo e idade. As crianças no geral, apresentaram respostas empáticas. Discutimos a importância de mais pesquisas sobre empatia nessa faixa etária, devido à sua importância na construção de relações sociais e no desenvolvimento saudável da criança.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lya Bueno da Rocha e Silva, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga, Especialização em Neurologia aplicada à Neurologia Infantil da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Campinas – SP, Brasil.

Priscila Bonato Galhardo, Universidade de São Paulo

Psicóloga, Especialista em Saúde Mental, Mestre e Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), São Paulo –SP, Brasil.

Kênia Eliber Vieira, Universidade de São Paulo

Bióloga, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Alfenas, Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Ambiente e Sociedade pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), São Paulo –SP, Brasil.

Luciana Maria Caetano, Universidade de São Paulo

Pedagoga, Professora Livre Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP, São Paulo – SP, Brasil.

Betânia Alves Veiga Dell’ Agli, Docente do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino e Universidade de São Paulo

Psicóloga, Neuropsicóloga, Doutora em Educação de Faculdade de Educação da Unicamp, Docente do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE, Docente Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), São Paulo –SP, Brasil.

References

Barón, M. J. O., Bilbao, I. E., Urquijo, P. M. A., López, S. C., & Jimeno, A. P. (2018). Moral emotions associated with prosocial and antisocial behavior in school-aged children. Psicothema, 30(1), 82-88. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6285584.

Bezerra, D. S., Santos, F. O. P. D., & Fernandes, S. C. S. (2018). Relações entre julgamento moral, racismo e empatia em crianças. Cadernos de Pesquisa, 48(170), 1130-1147. http://dx.doi.org/10.1590/10.1590/198053145156.

Bryant, K. B. (1982). Empathy for children and adolescents. Child Development, 53(2), 413-425. https://doi.org/10.2307/1128984.

Bussab, V. S. R., Pedrosa, M. I., & Carvalho, A. M. A. (2007). Encontros com o outro: Empatia e intersubjetividade no primeiro ano de vida. Psicologia USP, 18(2), 99–132. https://doi.org/10.1590/S0103-65642007000200007.

Caetano, L. M., & Dell’Agli, B. A. V. (2017). Concepções educativas morais de professores. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 69(3), 167–182. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672017000300012&nrm=iso

Camino, C., Camino, L., & Leyens, J.-P. (1996). Julgamento moral, emoção e empatia. In C. P. dos S. (org) Trindade, Zeidi Araujo; Camino (Ed.), Cognição social e juízo moral (pp. 109–135). Rio de Janeiro: Coletâneas da Anpepp - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.

Davis, M. H. (1983). Measuring individual differences in empathy: Evidence for a multidimensional approach. Journal of Personality and Social Psychology, 44(1), 113–126. https://doi.org/10.1037//0022-3514.44.1.113.

Davis, M. H. (2018). A social psychological approach. New York, USA: Routledge.

Flavell, J. H. (1968). The development of role-taking and communication skills in children. New York, USA: John Wiley & Sons.

Formiga, N. S. (2012a). Os estudos sobre empatia: Reflexões sobre um construto psicológico em diversas áreas científicas. Psicologia.pt - O Portal dos Psicólogos, 1, 1-25. Recuperado de https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0639.pdf.

Formiga, N. S. (2012b). Um estudo intracultural da consistência estrutural da escala multidimensional de reatividade interpessoal (EMRI). Salud & Sociedad, 3(3), 251-262. https://doi.org/10.22199/S07187475.2012.0003.00002.

Formiga, N. S. (2013) A medida da empatia na internalidade familiar: a reatividade interpessoal entre pais e filhos. Psicologia.pt - O Portal dos Psicólogos, 1, 1-12. Recuperado de https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0669.pdf.

Formiga, N., Galvao, L., Camino, C., Mathias, A., & Medeiros, F. (2011). Escala multidimensional de reatividade interpessoal-EMRI: Consistência estrutural da versão reduzida. Revista de Psicología/Journal of Psychology, 13(2), 52-62.

Hoffman, M. (2000). Empathy and moral development implications for caring and justice. New York, USA: Cambridge University Press.

Justo, A. R., Carvalho, J. C. N., & Kristensen, C. H. (2014). Desenvolvimento da empatia em crianças: a influência dos estilos parentais. Psicologia, Saúde & Doenças, 15(2), 510-523. http://dx.doi.org/10.15309/14psd150214.

Koller, S. H., Camino, C., & Ribeiro, J. (2001). Adaptação e validação interna de duas escalas de empatia para uso no Brasil. Estudos de psicologia (Campinas), 18(3), 43-53. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2001000300004.

Moitosoa, G. S., & Casagrande, C. A. (2017). A gênese e o desenvolvimento da empatia: fatores formativos implicados. Educação Por Escrito, 8(2), 209–224. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.28515.

Malti, T., Chaparro, M. P., Zuffianò, A., & Colasante, T. (2016). School-based interventions to promote empathy-related responding in children and adolescents: A developmental analysis. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 45(6), 718-731. https://doi.org/10.1080/15374416.2015.1121822.

Nagar, P. M., Caivano, O., & Talwar, V. (2020). The role of empathy in children’s costly prosocial lie-telling behaviour. Infant and Child Development, 29(4), e2179. https://doi.org/https://doi.org/10.1002/icd.2179.

Pedrosa, M. I. (1996). Investigação da criança em interação social. In M. I. (org) Pedrosa (Ed.), Cletâneas ANPEPP (pp. 9–13). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.

Pires, M. F., & Roazzi, A. (2016). Empatia e sua avaliação: considerações teóricas e metodológicas. Revista AMAzónica, 17(1), 158-172. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/313038718_Empatia_e_sua_avaliacao_Consideracoes_teoricas_e_metodologicas.

Roth-Hanania, R., Davidov, M., & Zahn-Waxler, C. (2011). Empathy development from 8 to 16 months: early signs of concern for others. Infant Behavior & Development, 34(3), 447–458. https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2011.04.007.

Sampaio, L. R. (2017). A cross-cultural study: Empathy and Role-taking in Brazilian and American children. Universitas Psychologica, 16(1), 1-10. http://dx.doi.org/10.11144/Javeriana.upsy16-1.erba.

Spinrad, T. L., & Gal, D. E. (2018). Fostering prosocial behavior and empathy in young children. Current opinion in psychology, 20, 40-44. https://doi.org/10.1016/j.copsyc.2017.08.004.

Vaish, A., Carpenter, M., & Tomasello, M. (2009). Sympathy through affective perspective taking and its relation to prosocial behavior in toddlers. In Developmental Psychology (Vol. 45, Issue 2, pp. 534–543). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/a0014322.

Published

2022-01-21

How to Cite

Bueno da Rocha e Silva, L., Bonato Galhardo, P., Eliber Vieira, K., Caetano, L. M., & Alves Veiga Dell’ Agli, B. (2022). Sentimento de empatia em crianças: análise de duas escalas. Psicologia Argumento, 40(108). https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO04

Issue

Section

Articles