Teoria da mente e funções executivas em escolares: revisão sistemática da literatura

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DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO12

Palabras clave:

teoria da mente, função executiva, revisão sistemática, infância

Resumen

Teoria da mente (ToM) é a capacidade de atribuir estados mentais a si mesmo e aos outros, sendo fundamental para o êxito nas interações sociais.  Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura de pesquisas empíricas que contemplaram a relação entre teoria da mente e funções executivas (FE) em crianças escolares (6 a 11 anos de idade).   A busca foi realizada nas bases de dados PsycInfo e Lilacs e no banco de teses da Capes. A amostra final foi composta por 14 estudos. Os resultados indicaram a predominância de estudos visando comparar grupos clínicos e crianças com desenvolvimento típico sendo identificadas uma variabilidade de instrumentos de avaliação da ToM e das funções executivas. Foram encontradas associações significativas entre teoria da mente e FE. Evidenciou-se um crescimento das pesquisas nesse domínio investigativo, reforçando a relevância da teoria da mente e das funções executivas para o desenvolvimento humano.

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OBSERVAÇÃO: ao incluir as referências o recurso itálico não foi possível manter e não há como formatar. A lista excede em 5 referências por se tratar de um estudo de revisão, tendo sido sido justificado na carta de apresentação.

Publicado

2022-01-21

Cómo citar

da Silva, R. de L. M., Pereira, H. dos R., Gamper, G. de C., & Rodrigues, M. C. (2022). Teoria da mente e funções executivas em escolares: revisão sistemática da literatura. Psicologia Argumento, 40(108). https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO12

Número

Sección

Revisão