Programas de intervenção para o desenvolvimento de habilidades sociais na educação infantil: uma revisão sistemática

Autores/as

  • Letícia Melo de Paulo Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.109.AO10

Palabras clave:

educação, habilidades sociais, pré-escolar.

Resumen

As habilidades sociais são aprendidas desde a infância, sendo essenciais para o estabelecimento de relações duradouras e satisfatórias que constituem processos fundamentais no desenvolvimento humano. Neste cenário, podem ser criadas condições para o aprendizado de habilidades sociais na forma de programas de treinamento. O presente estudo teve como objetivo revisar sistematicamente a literatura acerca de programas de intervenção para o desenvolvimento de habilidades sociais na educação infantil, bem como identificar suas principais características, diferenças e semelhanças. Para tanto, foram consultadas as bases de dados SciELO, Lilacs, Psychinfo, Psycarticles e Web of Science, considerando artigos publicados de 2015 a 2019. Utilizou-se o protocolo PRISMA e dois juízes verificaram os procedimentos de seleção e extração de forma independente. Foram encontrados oito artigos que cumpriram os critérios estabelecidos. Observou-se que os estudos apontaram o aumento em habilidades sociais e diminuição de problema de comportamento nos participantes após passarem pelos programas; contudo, sinalizaram ressalvas nos ganhos em programas de prevenção universal para crianças com problemas de comportamento pré-existentes.

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Publicado

2022-05-18

Cómo citar

de Paulo, L. M. (2022). Programas de intervenção para o desenvolvimento de habilidades sociais na educação infantil: uma revisão sistemática. Psicologia Argumento, 40(109). https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.109.AO10