Programas de intervenção para o desenvolvimento de habilidades sociais na educação infantil: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.109.AO10Keywords:
educação, habilidades sociais, pré-escolar.Abstract
As habilidades sociais são aprendidas desde a infância, sendo essenciais para o estabelecimento de relações duradouras e satisfatórias que constituem processos fundamentais no desenvolvimento humano. Neste cenário, podem ser criadas condições para o aprendizado de habilidades sociais na forma de programas de treinamento. O presente estudo teve como objetivo revisar sistematicamente a literatura acerca de programas de intervenção para o desenvolvimento de habilidades sociais na educação infantil, bem como identificar suas principais características, diferenças e semelhanças. Para tanto, foram consultadas as bases de dados SciELO, Lilacs, Psychinfo, Psycarticles e Web of Science, considerando artigos publicados de 2015 a 2019. Utilizou-se o protocolo PRISMA e dois juízes verificaram os procedimentos de seleção e extração de forma independente. Foram encontrados oito artigos que cumpriram os critérios estabelecidos. Observou-se que os estudos apontaram o aumento em habilidades sociais e diminuição de problema de comportamento nos participantes após passarem pelos programas; contudo, sinalizaram ressalvas nos ganhos em programas de prevenção universal para crianças com problemas de comportamento pré-existentes.
Downloads
References
Abreu, S.; Barletta, J. B., Murta, S. G. (2015). Prevenção e promoção em saúde mental: pressupostos teóricos e marcos conceituais. In. Sheila Giardini Murta, Cristineide Leandro-França, Karine Brito dos Santos e Larissa Polejack (Org.) Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, Planejamento e Estratégias de Intervenção (pp.54-74). Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul: Sinopsys Editora e Sistemas Ltda.
Barreto, S. O., Freitas. L. C., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Habilidades sociais na comorbidade entre dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento: uma avaliação multimodal. Psico42(4), 503-510.
Baker-Henningham, H. & Walker, S. (2018). Effect of transporting an evidence-based, violence prevention intervention to Jamaican preschools on teacher and class-wide child behaviour: a cluster randomised trial. Global Mental Health (5), 1-16.
Berry, D., & O'Connor, E. (2010)Behavioral risk, teacher-child relationships, and social skill development across middle childhood: A child-by-environment analysis of change. Journal of Applied Developmental Psychology 31(1), 1-14.
Bolsoni-Silva, A. T.; Loureiro, S. R.; Marturano, E. M. (2018). Roteiro de entrevistas de habilidades sociais educativas de professores- RE-HSE-PR. São Paulo, Hogrefe.
Bolsoni-Silva, A. T., Marturano, E. M., & Loureiro, S. R. (2011). Estudos de confiabilidade e validade do Ques-tionário de Respostas Socialmente Habilidosas Versão para Pais - QRSH-Pais. Psicologia: Reflexão e Crítica , 24(2), 227-235.
Bolsoni-Silva, A. T. Loureiro, S. R. (2019). Práticas Parentais: Conjugalidade, Depressão Materna, Comportamento das Crianças e Variáveis Demográficas. Psico-USF. 24 (1), 69-83.
Casali-Robalinho, I. G. (2013). Relações entre automonitoria, problemas de comportamento e habilidades sociais na infância. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.
Conroy, M. A.; Sutherland, K. S. Algina, J.; Werch, B.; Ladwig, C. (2018).Prevention and Treatment of Problem Behaviors in Young Children: Clinical Implications From a Randomized Controlled Trial of BEST in CLASS. AERA Open 4, (1), 1-16.
Correia-Zanini, M. R. G. & Marturano, E. M. (2016). Primeiros Passos no Ensino Fundamental: Competência Cognitiva, Habilidades Sociais,
Comportamento e Estresse. Psico-USF [online], 21 (2), 305-317.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2011). Práticas baseadas em evidência e treinamento de habilidades sociais. Em A. Del Prette & Z. A. P. Prette (Orgs.), Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo (pp. 261-288). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Del Prette, Z.A., & Del Prette A. (2017). Compentência Social e Habilidades Sociais; manual teórico-prático. Petropólis: Vozes.
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2019). Studies on social skills and social competence in Brazil: A history in construction. In: S. H. Koller (Org.), Psychology in Brazil: Scientists Making a Difference. (SWZ): Springer.
Diazgranados, S. Borisova, I & Sarker, T. (2016). Does Attending an Enhanced-quality Preschool have an Effect on the Emergent Literacy, Emergent Math, Social Skills and Knowledge of Health, Hygiene, Nutrition and Safety of Young Children? Evidence from a Quasi-experiment with Two Control Groups in Bangladesh. Journal of Human Development and Capabilities, 17(4), 494-515.
Elias, L. C. S.; Amaral, M.V. (2016). Habilidades sociais, comportamentos e desempenho acadêmico em escolares antes e após intervenção. Psico-USF, 21 (1).
Elias, L. C. S., & Marturano, E. M. (2014). "Eu posso resolver problemas" e oficinas de linguagem: intervenções para queixa escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 30(1), 35-44.
Feitosa, F. B., Del Prette Z. A. P., Del Prette, A., & Loureiro, S. R. (2011). Explorando relações entre o comportamento social e o desempenho acadêmico em crianças. Estudos e Pesquisas em Psicologia 11(2), 442-445.
Fernandes, L. M., Leme, V. B. R., Elias, L. C. S., & Soares, A. B. (2018). Preditores do desempenho escolar ao final do ensino fundamental: histórico de reprovação, habilidades sociais e apoio social. Temas em Psicologia, 26(1), 215-228.
Fossum, S., Handegård, B. H.; Drugli, M. B. (2017). The Incredible Years Teacher Classroom Management Programme in Kindergartens: Effects of a Universal Preventive Effort. J Chlid Fam Stud. (26), 2215-2223.
Glen Dunlap, G.; Strain, P.; Lee, J. K.; Joseph, J.; Leech, N. (2018). A Randomized Controlled Evaluation of Prevent-Teach-Reinforce for Young Children. Topics in Early Childhood Special Education. 37(4), 195–20.
Kılıç, K. M.; Aytar, F. A. G. (2017). The Effect of Social Skills Training on Social Skills in Early Childhood, the Relationship between Social Skills and Temperament. Education and Science. 42 (191), 185-204.
Marques-Pinto A., Jesus E. H., Mendes A. M. O. C., & Fronteira I. S. E. (2015). Estudo RN4Cast em Portugal: Work Engagement dos enfermeiros. Revista Investigação em Enfermagem, 10(2), 26-37.
Marturano, E. M, & Elias, L. C. S. (2016). Família, dificuldades no aprendizado e problemas de comportamento em escolares. Educar em Revista, (59), 123-139.
Martínez, M. C.P.; Justicia-Arráez, A.; Corredor, G. A.; Cabezas, M. F. (2016). Desarrollo de la competencia social y prevención de problemas de conducta en el aula infantil. Pensamiento Psicológico, (14), 21-31.
McCabe, P.C., Altamura, M. (2011). Empirically valid strategies to improve social and emotional competence of preschool children. Psychology in the Schools, 48(5), 513-540.
Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Autor. Recuperado de http://bit.ly/2PFK5qq.
Pizato, E. C. G., Marturano, E. M., & Fontaine, A. M. G. V. (2014). Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil. Psicologia: Reflexão e Crítica 27(1), 189-197.
Seabra-Santos, M. J.; Gaspar, M. F.; Major, S. O.; Patras, J.; Azevedo, A. F.; Homem; T. C.;Pimentel, M.; Baptista, M.; Klest, S; Vale, V. (2018). Promoting Mental Health in Disadvantaged Preschoolers: A Cluster Randomized Controlled Trial of Teacher Training Effects. Journal of Child and Family Studies. (27), 3909-3921.
Yunes, M. A. M. (2015). Prevenção e promoção em saúde mental: pressupostos teóricos e marcos conceituais. In. Sheila Giardini Murta, Cristineide Leandro-França, Karine Brito dos Santos e Larissa Polejack (org.) Sinopsys Editora e Sistemas Ltda.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.