Feedback fundamentado no Teacher Behavior Checklist para professores universitários: uma pesquisa exploratória
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO02Palabras clave:
Avaliação do desempenho do professor, Ensino Superior, PsicometriaResumen
Esta pesquisa exploratória investigou efeitos da avaliação com o Teacher Behavior Checklist (TBC), respondido por estudantes, em condições com ou sem feedback, sobre o desempenho de professores universitários brasileiros. Participaram seis professores, de diferentes disciplinas, avaliados duas vezes, no meio do semestre por 105 alunos e ao final por 93. Após a primeira avaliação, o procedimento dependeu do grupo no qual o professor estava: G1 - sem feedback; G2 - apenas feedback; G3 - feedback e plano sobre o que fazer para melhorar resultados no TBC. Os três grupos aperfeiçoaram o desempenho, sendo que G1 obteve os maiores escores de melhora, contrariando as hipóteses da pesquisa. Verificou-se que o TBC pode ser útil para favorecer mudanças de desempenho docente, que o delineamento deve ser modificado para garantir a formação de grupos homogêneos entre si, e que o modelo de feedback adotado pode ser insuficiente para promover mudanças em curto prazo.Descargas
Citas
Bolsoni-Silva, A. T. (2002). Habilidades Sociais: Breve análise da teoria e da prática à luz da análise do comportamento. Interações em Psicologia, 6(2), 233-242. doi: 10.5380/psi.v6i2.3311
Brasil. (1990). Lei n. 8.112 de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Brasília. Recuperado de https://bit.ly/3cbTAs1
Brasil. (2004). Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília. Recuperado de https://goo.gl/Guc1L3
Brasil. (2012). Lei n 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. Brasília. Recuperado de https://goo.gl/Whiktv
Buskist, W., & Keeley, J. W. (2018). Searching for universal principles of excellence in college and university teaching. New Directions for Teaching and Learning, 156, 95-105. doi: 10.1002/tl. 20321
Buskist, W., Sikorski, J., Buckley, T., & Saville, B. K. (2002). Elements of master teaching. In S. F. Davis & W. Buskist (Eds.), The teaching of psychology: Essays in honor of Wilbert J. McKeachie and Charles L. Brewer (pp. 30-39). New York: Psychology Press.
Cassettari, N. (2014). Avaliação de professores: Uma questão de escolhas. Estudos em Avaliação Educacional, 25(57), 166-197. doi: 10.18222/eae255720142829
Clinton, J., Dinham, S., Savage, G., Aston, R., Dabrowski, A., Gullickson, A., Calnin, G., & Arbour, G. (2015). Evaluation of the Implementation of the Australian Professional Standards for Teachers: Final Report. Centre for Program Evaluation, The University of Melbourne.
Damásio, B. F. (2013). Contribuições da Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo (AFCMG) na avaliação de invariância de instrumentos psicométricos. Psico-USF, 18(2), 211-220. doi: 10.1590/S1413-82712013000200005
Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., Garcia, F. A., Silva, A. T. B., & Puntel, L. P. (1998). Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso. Psicologia: Reflexão e Crítica, 11(3), 591-603. doi: 10.1590/S0102-79721998000300016
Field, A. (2009). Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed.
Hanklain, M. H. O., & Carmo, J. S. (no prelo). Teacher Behavior Checklist: um recurso para favorecer o aperfeiçoamento contínuo de professores. In: A. B. de C. Menezes (org.), Ensinar e Aprender: Desafios da Educação do Séc. XXI. Fortaleza: Imagine Tecnologia Comportamental.
Henklain, M. H. (2017). Aplicações do Teacher Behavior Checklist à formação e avaliação de professores de nível superior: Contribuições analítico-comportamentais e psicométricas (Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos).
Henklain, M. H. O., Carmo, J. dos S., & Haydu, V. B. (2018). Contribuições analítico-comportamentais para descrever o repertório de professores universitários eficazes. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(2), 197-207. doi: 1026707/1984-7270/2019v19n2p197
Henklain, M. H. O., Carmo, J. S., Haydu, V. B., Muniz, M., Buskist, W., & Keeley, J. W. (no prelo). Teacher Behavior Checklist: Psychometric evidence in teacher assessment by Brazilian college students. Paideia.
Henklain, M. H. O., Kienen, N., Haydu, V. B., Carmo, J. dos S. (no prelo). Characterization of college teacher behavioral classes based on the Teacher Behavior Checklist. Temas em Psicologia, 28(4).
Keeley, J., Smith, D., & Buskist, W. (2006). The Teacher Behaviors Checklist: Factor Analysis of its utility for evaluating teaching. Teaching of Psychology, 33(2), 84-91. doi: 10.1207/s15328023top3302_1
Kubo, O. & Botomé, S. P. (2001). Ensino-Aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação, Curitiba, 5, 123-132.
Mangiapanello, K. A., & Hemmes, N. S. (2015). An analysis of feedback from a behavior analytic perspective. The Behavior Analyst, 38(1), 51-75. doi: 10.1007/s40614-014-0026-x
Primi, R., Muniz, M., & Nunes, C. H. S. S. (2009). Definições contemporâneas de validade de testes psicológicos. In C. S. Hutz (Org.), Avanços e polêmicas em avaliação psicológica (pp. 243-265). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Ribeiro, E. A. (2012). As atuais políticas públicas de avaliação para a educação superior e os impactos na configuração do trabalho docente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 17(2), 299-316. doi: 10.1590/S1414-40772012000200002
Silva, M. A. DA, Machado, W. de L., Pilotto, L. M., Backes, B., Zanon, R. B., Machado, P. V., Zoltowski, A. P. C., Vieira, R. V. de A., Endres, R. G., Francalanci, M., Oliveira, V. A. de J., Krug, J. S.A, & Bandeira, D. R. (2017). Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente. Revista Brasileira de Educação, 22(70), 690-707. doi: 10.1590/s1413-24782017227035
Uttl, B., White, C. A., & Gonzalez, D. W. (2017). Meta-analysis of faculty’s teaching effectiveness: Student evaluation of teaching ratings and student learning are not related. Studies in Educational Evaluation, 54, 22-42. doi: 10.1016/j.stueduc.2016.08.007
Vieira-Santos, J. & Henklain, M. H. O. (2017). Contingências sociais que dificultam o engajamento do professor universitário em relações de qualidade com seus alunos. Perspectivas em análise do comportamento, 8(2), 200-214. doi: 10.18761/PAC.2016.032
Vieira-Santos, J. & Henklain, M. H. O. (no prelo). Instrumentos com evidências psicométricas para avaliar o desempenho de professores universitários: revisão de literatura. Revista Psicologia para América Latina.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.