Feedback fundamentado no Teacher Behavior Checklist para professores universitários: uma pesquisa exploratória

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO02

Palabras clave:

Avaliação do desempenho do professor, Ensino Superior, Psicometria

Resumen

Esta pesquisa exploratória investigou efeitos da avaliação com o Teacher Behavior Checklist (TBC), respondido por estudantes, em condições com ou sem feedback, sobre o desempenho de professores universitários brasileiros. Participaram seis professores, de diferentes disciplinas, avaliados duas vezes, no meio do semestre por 105 alunos e ao final por 93. Após a primeira avaliação, o procedimento dependeu do grupo no qual o professor estava: G1 - sem feedback; G2 - apenas feedback; G3 - feedback e plano sobre o que fazer para melhorar resultados no TBC. Os três grupos aperfeiçoaram o desempenho, sendo que G1 obteve os maiores escores de melhora, contrariando as hipóteses da pesquisa. Verificou-se que o TBC pode ser útil para favorecer mudanças de desempenho docente, que o delineamento deve ser modificado para garantir a formação de grupos homogêneos entre si, e que o modelo de feedback adotado pode ser insuficiente para promover mudanças em curto prazo.

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Publicado

2020-06-04

Cómo citar

Henlkain, M. H. O., Junior, V. C. G., Lira, J. R., & Garcia, R. V. B. (2020). Feedback fundamentado no Teacher Behavior Checklist para professores universitários: uma pesquisa exploratória. Psicologia Argumento, 38(100), 222–246. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO02

Número

Sección

Artigos