“Melhor fase da vida”? – avaliação do bem-estar subjetivo de estudantes universitários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO02

Palabras clave:

Bem-Estar Subjetivo. Estudantes Universitários. Universidade. Saúde Mental. Psicologia Positiva.

Resumen

O meio universitário tem sido um contexto emergente de estudos. Entre as temáticas estudadas está o sofrimento e adoecimento no meio universitário. Entretanto, o entendimento desse adoecimento enquanto uma problemática ainda carece de estudo e por isso tem despertado o interesse de pesquisadores e da área da saúde.  Assim, esta pesquisa busca levantar dados a respeito dos níveis de bem-estar subjetivo (BES) de estudantes em contexto acadêmico utilizando escalas e o referencial teórico ligado à Psicologia Positiva. A amostra da pesquisa contou com um total de 263 participantes, sendo 197 mulheres e 66 homens, tendo a média de idade de 21 anos, de cinco cursos diferentes de uma universidade publica. Para avaliação dos BES utilizou-se a Escala de Satisfação com a Vida (ESV) e a Positive and Negative Affect Schedule (PANAS).  Os resultados apontaram para um baixo BES generalizado da amostra, com um aumento significativo do valor de Afetos Negativos ao longo do processo de graduação. Ainda, a variável gênero feminino mostrou-se relacionada a baixo nível de afetos positivos e alto nível de afetos negativos, quando comparada a varável gênero masculino. Conclui-se que a universidade parece ser uma variável que contribui para uma piora dos níveis de BES dos indivíduos.

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Biografía del autor/a

Matheus Valim Silva

Estudando do 5 ano do curso de Psicologia pela Universidade do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

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Publicado

2021-12-17

Cómo citar

Silva, M. V., & Toni, C. G. D. S. (2021). “Melhor fase da vida”? – avaliação do bem-estar subjetivo de estudantes universitários. Psicologia Argumento, 39(107), 1022–1042. https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO02

Número

Sección

Artigos