Práticas e avaliação parentais sobre a coerção docente
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO09Palabras clave:
envolvimento parental, comunicação pais e filhos, coerção, professor.Resumen
A preocupação com a qualidade da interação familiar e, de maneira mais específica, com as práticas parentais, tem movimentado pesquisadores da área do desenvolvimento humano. Este estudo buscou investigar o perfil de pais de alunos dos anos iniciais, de escolas públicas e privadas, considerando as práticas de envolvimento parental e comunicação entre pais e filhos e sua avaliação sobre o uso de práticas coercitivas pelo professor. Participaram 69 pais e seus filhos. Foram utilizados o Questionário de Avaliação sobre uso de Coerção Docente, o Inventário de Envolvimento Parental (Watkins, 1997) e as Subescalas de Comunicação da Escala de Qualidade na Interação Familiar (Weber, Prado, Salvador & Brandenburg, 2008). Na análise foi gerada a análise de Cluster. Como resultados obteve-se três agrupamentos de pais, com diferentes escores nas práticas de comunicação e envolvimento parental e no seu posicionamento em relação ao uso de coerção pelo professor. As implicações são discutidas à luz da literatura.
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