Práticas e avaliação parentais sobre a coerção docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO09

Palabras clave:

envolvimento parental, comunicação pais e filhos, coerção, professor.

Resumen

A preocupação com a qualidade da interação familiar e, de maneira mais específica, com as práticas parentais, tem movimentado pesquisadores da área do desenvolvimento humano. Este estudo buscou investigar o perfil de pais de alunos dos anos iniciais, de escolas públicas e privadas, considerando as práticas de envolvimento parental e comunicação entre pais e filhos e sua avaliação sobre o uso de práticas coercitivas pelo professor. Participaram 69 pais e seus filhos. Foram utilizados o Questionário de Avaliação sobre uso de Coerção Docente, o Inventário de Envolvimento Parental (Watkins, 1997) e as Subescalas de Comunicação da Escala de Qualidade na Interação Familiar (Weber, Prado, Salvador & Brandenburg, 2008). Na análise foi gerada a análise de Cluster. Como resultados obteve-se três agrupamentos de pais, com diferentes escores nas práticas de comunicação e envolvimento parental e no seu posicionamento em relação ao uso de coerção pelo professor. As implicações são discutidas à luz da literatura.

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Biografía del autor/a

Rosina Forteski Glidden, Universidade Federal do Paraná

Psicólogia, Mestra e Doutoranda em Educação pela UFPR.

Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Universidade Federal do Paraná.

Psicóloga (UFPR), Doutora em Psicologia (USP) com Pós-Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB); Professora e Pesquisadora da UFPR. 

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Publicado

2020-06-04

Cómo citar

Glidden, R. F., & Weber, L. N. D. (2020). Práticas e avaliação parentais sobre a coerção docente. Psicologia Argumento, 38(100), 388–410. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO09

Número

Sección

Artigos